corpo, saude e beleza

Páginas: 4 (824 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Corpo, saude e beleza.
A Grécia Antiga foi o berço das reflexões filosóficas mais reconhecidas sobre estética e beleza que passaram a nortear nossa civilização. O tema da beleza foi associado aosconceitos de harmonia, proporção, simetria e esplendor. Relacionava-se também a idéia de justiça e de conhecimento. As formas perfei­tas e as medidas simétricas solidificaram um modo "matemático" dever a beleza.
Nos mitos gregos, um exemplo que re­presenta a beleza masculina e o Deus Apolo, considerado 0 mais belo do Olimpo. O jovem de cabelos dourados foi destaque na medicina, poesia,musica, dança e no pensamento inte­lectual. Há outro mito greco-romano, também muito conhecido: trata-se de Narciso, jovem de singular beleza, que teria vida longa desde que jamais contemplasse a própriaimagem. No dia em que viu seu rosto refletido nas águas de uma fonte, Narciso apaixonou-se pela própria imagem, contemplou-a tanto que morreu afogado.
A civiliza9ao grega também difundiu a Ginásticacomo 0 elemento da forma9ao integral do individuo, cultuando a harmonia da for­ma física e o desenvolvimento do espírito. A Educa9ao, segundo o filosofo Platão, deveria proporcionar ao corpo e aalma toda a perfeição e beleza de que são capazes. Ajunto com a prepara9ao física, os poemas homéricos eram a base dessa Educa9ao que se pautava em heróis e na virilidade guerreira.
Entretanto, aofinal do século IV a.c., as manifestações religiosas do politeísmo grego (inclusive os logos Olímpicos) foram proibi­das. Gradativamente, a cultura religiosa e a idéia de transitoriedade do corpomudaram o foco da beleza mundana para a celestial. Com o avanço da religião crista evidenciou-se a compreensão do corpo feminino como aquele da beleza contemplativa e inalcan9avel. 0 cor­po masculino eraguerreiro, defensor do bem e da moral, 0 qual permitia árduos trabalhos braçais para o sustento das famílias.
Na Idade Media,o corpo, antes valoriza­do pela exacerbação física, tornou-se lugar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CORPO, SAÚDE E BELEZA
  • Corpo, Saúde e Beleza
  • Corpo,Saúde e Beleza
  • Corpo, saúde e beleza
  • Corpo,saude e beleza
  • Corpo, saúde e beleza
  • Corpo, saúde e beleza.
  • corpo saude e beleza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!