corpo humano

Páginas: 5 (1067 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Movimentos Ativos
No Movimento Ativo, o examinador deve observarEm cada movimento, quando e onde ocorre o início da dor.
Se o movimento aumenta a intensidade e a qualidade da dor.
A reação do paciente à dor.
A magnitude da restrição observável e sua natureza.
O padrão de movimento.
O ritmo e a quantidade de movimento.
O movimento de articulações associadas.
A disposição do paciente emmover a parte examinada.
Os movimentos ativos são realizados “ativamente” pelos músculos voluntários do paciente e têm o seu próprio valor particular pelo fato de combinarem testes de amplitude articular, controle, potência muscular e o desejo do paciente de realizar os movimentos. Esses movimentos são às vezes denominados movimentos fisiológicos. O final do movimento ativo é algumas vezeschamado de barreira fisiológica.
Os tecidos contráteis, nervoso e inerte estão envolvidos ou são movidos durante os movimentos ativos. Quando movimentos ativos são realizados, uma ou mais estruturas rígidas (ossos) se movem e tal movimento acarreta o movimento de todas as estruturas que se fixam no osso ou que se encontram muito próximas dele.
Os movimentos ativos podem ser anormais por várias razõese o examinador deve tentar diferenciar a causa. A dor é uma causa comum de movimento anormal assim como a fraqueza muscular, a paralisia ou o espasmo. Outras causas incluem tecidos contraídos ou encurtados, alterações da relação comprimento/tensão, modificação de fatores neuromusculares e interação articulação-musculatura.
O componente “movimentos ativos” do exame é um teste funcional dosaspectos anatômicos e dinâmicos do corpo e das articulações. Ao testar os movimentos ativos, o examinador deve observar onde, no arco do movimento, os sintomas ocorrem. Por exemplo, a dor ocorre durante a abdução do ombro entre 60° e 120°, quando há pinçamento sob o processo acromial ou ligamento coracoacromial.
Geralmente, os movimentos ativos são realizados uma ou duas vezes em cada direção desejadaenquanto o examinador observa o padrão de movimento e qualquer discrepância ou movimentos que lançam mão de músculos acessórios.
Movimentos Passivos
No movimento passivo, o examinador deve observarEm cada movimento, quando e onde ocorre o início de dor.
Se o movimento aumenta a intensidade e a qualidade da dor.
O padrão de limitação do movimento.
O end feel* do movimento.
O movimento dearticulações associadas.
A amplitude de movimento disponível.
*End Feel – Ao avaliar movimentos passivos, o examinador deve aplicar sobrepressão no final da amplitude de movimento para determinar a qualidade do end feel ( a sensação que o examinador”sente” na articulação quando ela atinge o fim da amplitude do movimento) de cada movimento passivo.
No entanto, deve-se ter cuidado ao se testar o endfeel para se assegurar que sintomas graves não sejam desencadeados.
Existem três “end feels” normais clássicos: 
1)- Osso com Osso (End Feel Rígido). Trata-se de uma sensação “dura”, inflexível e indolor. Um exemplo de end feel osso com osso normal é a extensão do cotovelo.
2)- Aproximação de Tecidos Moles (End Feel Mole) – Neste tipo de end feel existe uma compressão inflexível (sensaçãosuave) que impede um movimento mais amplo. Os exemplos incluem a flexão do cotovelo e do joelho, onde o movimento é interrompido pela compressão de tecidos moles, principalmente dos músculos.
3)- Estiramento Tissular. Existe um tipo de movimento duro ou firme (resiliente) que cede discretamente à pressão. Próximo do fim da amplitude de movimento é produzida uma sensação de resiliência ou resistênciaelástica.
O end feel do estiramento tissular normal produz uma sensação de “tensão crescente ou rigidez”. Essa sensação depende da espessura do tecido e pode ser muito elástica (p.ex., estiramento do tendão calcanhar) ou ligeiramente elástica (p.ex., flexão do punho).
O estiramento tissular é o tipo mais comum de “end feel” normal. Ele é observado quando a cápsula e os ligamentos são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corpo Humano
  • corpo humano
  • o corpo humano
  • Corpo humano
  • Corpo Humano
  • Corpo Humano
  • corpo humano
  • corpo humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!