Corpo, biologia e educação física

Páginas: 8 (1949 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014


Os temas vida e natureza vêm sendo discutidos por teorias denominadas vitalismo e mecanicismo. Para a primeira teoria, os organismos vivos estão realmente vivos, animados, porém ela restringe a vida aos organismos biológicos, deixando o restante da natureza aos cuidados da física mecanicista. Já a segunda considera os organismos máquinas, governadas pelas leis gerais da natureza,referindo-se aos processos físico-químicos.
Na tentativa de ultrapassar a controvérsia vitalismo-mecanicismo, surge na segunda metade do século xx abordagem sistêmica. Nessa nova versão da biologia, a natureza é novamente considerada viva, e passa-se a compreender que organismo e ambiente coexistem, transformando as concepções que acreditavam que os genes eram os únicos responsáveis pelaformação do ser vivo.
O conceito de vida que os biólogos Humberto Maturana e Francisco Varela propõem é um processo denominado autopoiese. Um organismo vivo, ou seja, autopoiético, é capaz de produzir as partes que o constitui, mantendo-as em ordem operacional por meio de renovação constante. Trabalhando com regras próprias, cria uma fronteira que, além de separá-lo do ambiente, permitetroca de materiais com o meio circundante (Sahtouris, 1998).
A teoria da autopoiese, capaz de proporcionar o estudo dos seres vivos com base em suas relações com o entomo, propõe o entrelaçamento entre as ações biológicas e os fenômenos sociais.
A existência de cada organismo inicia-se com uma célula, a qual possui certas estruturas iniciais, que resultam de uma outra história: ahistória da filogenia. Constantemente, há mudanças mútuas no homem e no meio ambiente. Essas mudanças na estrutura de um organismo em interações com o meio – a ontogenia – são denominadas deriva estrutural, na qual “as mudanças estruturais que ocorrem são contingentes com as interações com o meio. Não são determinadas pelas circunstâncias do meio, mas são contingentes com elas, porque o meio apenasdesencadeia no ser vivo mudanças estruturais. E vice-versa: o meio muda de maneira contingente com as interações com o organismo” (Maturana, 200 Ib, p. 82).
A teoria da autopoiese, tendo como ponto focal a relação entre a natureza circular do metabolismo nos seres vivos e o operar cognitivo, anunciou a tendência que recusa o conhecer como uma representação mentalista e o homem comoagente estritamente racional. Alinhando-se a outro projeto, cujo interesse central é a capacidade interpretativa do ser vivo, passou-se a questionar algumas ideias que eram dominantes na neurobiologia.


Uma das preocupações atuais da neurobiologia, biologia evolutiva, ciências cognitivas, inteligência artificial, ciências sociais e da comunicação, é o fenômeno interpretativo, considerado“uma chave central de todos os fênomenos cognitivos naturais, incluindo a vida sócial. O significado surge em referência a uma identidade bem definida,e não se explicar por uma captação de informação a partir do exterior” (Maturana, 1997b, p.48).
Tendo como contribuição a pesquisa do filósofo Merleau-Ponty, Varela, através de estudos sobre a cognição, enfatiza a experiência vivida,demonstrando a circularidade existente entre corpo e mundo.
Maturana, então passou a considerar o sistema nervoso um sistema fechado, ou seja, funcionando como uma rede fechada de relações variáveis de atividade. Maturana mostra, que organismo e sistema nervoso estão em diferentes domínios que interagem por meio dos elementos sensores e efetores.
Varela, ao fazer críticas à representaçãocomo a responsável pelo fenômeno cognitivo, pretende substituir a noção de input-output,a qual faz do organismo um sistema de processamento de informação, base do pensamento tradicional. Para tanto, propõe, por meio da reciprocidade histórica, uma nova definição para mostrar a interação entre um sistema autônomo e o seu meio, passando a denomina-la enação (Maturana, 1997b).
A enação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • corpo na educação fisica
  • Educação Fisica de Corpo Inteiro
  • educação fisica corpo e saúde
  • Biologia aplicada a Educação Física
  • Biologia Educação Física
  • Educação fisica cuida do corpo e mente
  • Corpo, Saúde e Beleza
  • A educação física cuida do corpo e mente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!