corpeoridade

972 palavras 4 páginas
Aula 2: Pressuposto Epistemológico da Corporeidade e da Motricidade Humana/ Corporeidade e Fenomenologia em Maurice Merleau-Ponty

O ponto de partida para que se possa entender melhor o conceito de corpo presente nas ideias do homem contemporâneo está na Grécia, berço da cultura e da civilização Ocidental.
Por isso, é fundamental compreender o pensamento grego do período Clássico que, por meio da filosofia, procurava entender o homem. E fez isso de forma racional, colocando o Homem como oposição a todas as coisas. “De um lado o homem, do outro, a natureza.” (CARMO JR., 2005, p. 15)Na formação da cultura grega, há indícios de uma preocupação com o corpo e a mente na educação do cidadão, tanto no aspecto moral, quanto no ético e estético. Na fase mítica o corpo era visto como entidade divina, o que pode ser verificado na poesia de Homero. Em ambas são evocados deuses e semideuses, que se entrelaçam à vida do homem comum.
O princípio da educação do povo grego estava inspirado na Odisséia e na Ilíada de Homero. A virtude do homem se baseava no espírito artístico. “A educação se pronunciava pela arte, pelo belo, que só poderia ser visto se fosse vivido pelo estético e sentido pelo jogo da razão com a brincadeira harmônica das coisas” (CARMO JR. 2005, p. 22).
A educação era um atributo próprio da nobreza e pretendia desenvolver um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais tais como a bravura, a coragem, a força, a destreza, a eloquência, a capacidade de persuasão, numa palavra, a heroicidade.
Mais que honra e glória, pretende-se então alcançar a excelência física e moral. Os atributos que o homem deve procurar realizar são a beleza e a bondade. Para alcançar este ideal é proposto um programa educativo que implica dois elementos fundamentais: a ginástica para o desenvolvimento do corpo e a música (aliada à leitura e ao canto) para o desenvolvimento da alma. O conceito de educação refletia o pensar e o agir e o conteúdo da “Paideia” enfatizava a

Relacionados