Coronelismo

Páginas: 6 (1325 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Gabriel F. Galinari

















Plano de Aula


Coronelismo: a enxada e o voto























Maringá 2013
Coronelismo: a enxada e o voto
Apresentar e contextualize os termos "Coronelismo" e "voto de cabresto" para os alunos e fazer a ligação com o equivalente atual do termo.

Objetivos: Conhecer e refletir sobre os chamados"coronéis" e seu poder político no início do século XX, assim como o avaliar a existência ou não de um possível coronelismo atual.
Conteúdos: História do Brasil; Primeira República; Coronelismo.
Anos: Ensino Médio (preferencialmente Terceiros Anos).
Tempo estimado: Uma (01) aula.
Materiais necessários: Trecho do livro "Coronelismo, Enxada e Voto" de Victor Nunes Leal. (P. 43-44). Organograma dosprincipais fatos e transformações na primeira República.

Desenvolvimento

1ª etapa

Inicie esta etapa de trabalho comentando com os alunos que o termo "Coronelismo" é muito recorrente na história da república brasileira e na política. Pergunte à turma qual é o significado da expressão e anote as respostas no quadro.
Explique aos alunos que o termo "Coronelismo" remete a um momento anterior àRepública. Quando Dom Pedro I deixou o reinado, em 1831, foi criada a Guarda Nacional, criando um coronelismo institucional. Na ocasião, as patentes militares foram colocadas à venda pelo governo regencial que comandou o Brasil até 1842. Os homens mais ricos, grandes proprietários de terra, em geral, puderam comprar títulos de tenente, capitão, major, tenente-coronel e de coronel da Guarda Nacional,que era o mais importante de todos.
Apesar da origem do termo ainda no período imperial, foi na República que ele ganhou mais representatividade no cotidiano do povo brasileiro e passou a conceder poderes maiores ao portador do título. Os coronéis da Primeira República eram grandes latifundiários e, eventualmente, comerciantes enriquecidos, que gozavam de grande poder e de muitos privilégiossobre a população brasileira. O grande diferencial do poder dos coronéis era a capacidade de determinar em quem os eleitores votariam. A expressão "voto de cabresto" é relativa a esse período da história do Brasil, pois o voto não era secreto e os jagunços dos coronéis utilizavam de punição física caso algum eleitor se manifestasse contra os interesses do mandatário local. Verifique se os alunosconhecem histórias similares nos dias atuais e incentive que eles façam o relato.

2ª etapa

Após introduzir o conceito de "Coronelismo" e de identificar seu momento histórico de maior influência, leia com a turma a passagem a seguir do clássico livro de Victor Nunes Leal chamado "Coronelismo, Enxada e Voto", disponível na internet, como auxílio para explorar outros elementos.

O fenômeno deimediata observação para quem procure conhecer a vida política no interior do Brasil é o malsinado ‘coronelismo’. Não é um fenômeno simples, pois envolve um complexo de características da política municipal [...]. Como indicação introdutória, devemos notar, desde logo, que concebemos o ‘coronelismo’ como resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estruturaeconômica e social inadequada.
Não é, pois, mera sobrevivência do poder privado, cuja hipertrofia constitui fenômeno típico de nossa história colonial. É antes uma forma peculiar de manifestação do poder privado, ou seja, uma adaptação em virtude da qual os resíduos do nosso antigo e exorbitante poder privado têm conseguido coexistir com um regime político de extensa base representativa.
Por issomesmo, o ‘coronelismo’ é, sobretudo, um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo
  • Coronelismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!