Coronelismo Rep Blica Olig Rquica Rep Blica Do Caf Com Leite E Voto De Cabresto

414 palavras 2 páginas
Voto de Cabresto: na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.
Coronelismo: é o termo criado para designar certos hábitos políticos e sociais próprios do meio rural brasileiro, onde os grandes proprietários rurais, chamados de 'coronéis', exerciam absoluto domínio sobre as pessoas que viviam em suas terras ou delas dependiam para sobreviver. O fenômeno tem raízes profundas na tradição patriarcal brasileira e no arcaísmo da estrutura agrária do país. Também é utilizado, na atualidade, para designar a política nepotista e demagógica de alguns políticos.
República do café com leite: É o período da República Velha em que o país foi governado por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário de Minas Gerais e São Paulo. Esta denominação - República Café-com-Leite - surgiu da evidência do sustentáculo econômico dos dois estados : São Paulo produzia café e Minas Gerais , leite. Revezavam-se no poder representantes do Partido Republicano Paulista, PRP, e do Partido Republicano Mineiro (PRM), que controlavam as eleições e gozavam do apoio da elite agrária de outros estados do Brasil. Instalou-se o poder dos governadores dos estados ( Política dos Governadores), que eram indicados pelo governo federal. Os governadores tinham a prerrogativa de destituir os deputados eleitos que não lhes fossem afeitos. O voto não era secreto o que tornava o voto a cabresto uma pratica comum. À articulação dos bastidores chamou-se política do café com leite.
Republica das oligarquias: A República Oligárquica inaugurou um novo período político no Brasil, durante a Primeira República, no

Relacionados