Coroliformes

Páginas: 8 (1799 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014



1) (UPE) Observa-se, na figura a seguir, um problema ambiental que decorre, indiretamente e sobretudo, das ações antrópicas sobre a natureza. Examine a fotografia e depois assinale a alternativa que apresenta esse problema.



a) Formação de voçorocas
b) Assoreamento
c) Lixiviação dos latossolos
d) Laterização de leito fluvial
e) Movimentos de massa rápidos

2)(UDESC) O conceitode fertilidade do solo refere-se à sua importância econômica, isto é, à sua capacidade de permitir um eficaz desenvolvimento da agricultura. Para ser fértil, um solo deve possuir, naturalmente, uma série de condições: boa quantidade de húmus, um pH neutro, boa quantidade de elementos nutrientes, fácil penetração do ar e da água em seu interior, entre outras.

Sobre os solos férteis do Brasilpode-se afirmar.

I. Os solos de maior fertilidade natural do Brasil se localizam nas áreas dos planaltos sedimentares basálticos, principalmente, nos estados de São Paulo e do Paraná. Destaca- se aí a “terra roxa”, como é regionalmente conhecida.
II. O “massapé” é outro solo fértil, encontrado na faixa litorânea do Nordeste, na chamada Zona da Mata. O massapê se origina da decomposição dogranito, do gnaisse e, às vezes, do calcário.
III. Embora existam alguns solos de alta fertilidade natural no Brasil, normalmente, eles, como todos os solos tropicais em geral, são frágeis e requerem cuidados especiais, para não se empobrecerem de forma intensa.
IV. Nos solos férteis encontram-se grandes quantidades de minerais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro,manganês, zinco, boro, cobre e outros.
V. Os solos férteis naturais são aqueles que nunca perdem suas propriedades, mesmo com intensa atividade da agricultura e o uso de técnicas de manejo atrasadas como a queimada, também conhecida como coivara.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
c)Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
3) (UNIMONTES) Para a atual proposta de identificação das macro-unidades do relevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foram fundamentais os trabalhos de Ab’Saber e os relatórios e mapas produzidos pelo Projeto Radambrasil. Ross passou a considerar para orelevo brasileiro, conforme as suas origens, as unidades de planaltos, depressões e planícies.

Adaptação: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.

Quais as unidades do relevo brasileiro que, de acordo com a gênese, segundo Ross, são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial?

a) Planícies.
b) Depressões.
c) Planaltoscristalinos.
d) Planaltos orogenéticos.

4) FGV-SP) Líder no mercado mundial de minério de ferro até a deflagração da crise financeira de 2008, o Brasil perdeu para a Austrália a hegemonia, embora a Vale ainda lidere, isoladamente, o comércio do insumo. A mineradora brasileira trabalha agora com um horizonte de cinco anos para que o País recupere o mercado perdido em meio à crise.http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-perde- lideranca-na-producao-de-minerio-,916731,0.htm

De acordo com a notícia acima, a mineradora brasileira Vale é a maior exportadora mundial de minério de ferro. Sobre ela, responda:

a) Onde estão situadas as maiores jazidas da empresa?
b) Como essa produção é escoada para os mercados
externos?

Resolução:

a) As maiores jazidas da Valelocalizam-se na Serra dos Carajás, no estado do Pará e no Quadrilátero Ferrífero, no estado de Minas Gerais.

b) A exportação de minério de ferro da Vale se dá a partir da Estrada de Ferro Carajás até o porto de Itaqui (MA), e da Estrada de Ferro Vitória-Minas até o porto de Tubarão (Vitória-ES).
5) (UENP) Observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta.

Principais placas tectônicas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!