COROAÇÃO DA VIRGEM MARIA

865 palavras 4 páginas
COROAÇÃO DA IMAGEM DA VIRGEM SANTA MARIA
(DENTRO DA MISSA)

AÇÃO DE GRAÇAS E INVOCAÇÃO
Depois da homilia, apresenta-se a coroa com que a imagem da Santíssima Virgem Maria vai ser ornada. Então o presidente da celebração diz a seguinte oração:

Bendito sejais, Senhor, Deus do céu e da terra,
Deus misericordioso e justo, que dispersais os soberbos e exaltais os humildes.
Para cumprir o vosso desígnio admirável, destes-nos o exemplo mais sublime no Verbo Encarnado e na Virgem sua Mãe; o vosso Filho, que Se humilhou até à morte de cruz, refulge na glória eterna e está sentado à vossa direita, como Rei dos reis e Senhor dos senhores; a Virgem Maria, que quis ser chamada serva do Senhor, foi escolhida para Mãe do Redentor.
Ela é verdadeiramente Mãe de todos os que vivem e agora, exaltada sobre os coros dos Anjos, reina gloriosa com seu Filho, suplicando por todos os homens, como Advogada da graça e Rainha de misericórdia.
Olhai com bondade, Senhor, para os vossos servos, que, ao ornarem com uma coroa visível a imagem da Mãe do vosso Filho, confessam que o vosso Filho é Rei do universo e imploram a Virgem Santíssima, sua Rainha.
Fazei que, seguindo os seus passos, eles Vos sirvam e, cumprindo a lei do amor, se ponham com diligência ao serviço uns dos outros; renunciando a si mesmos e colocando o que possuem ao serviço do próximo, ganhem para Cristo os seus irmãos; e, seguindo na terra pelos caminhos da humildade, cheguem um dia ao reino dos Céus, onde exaltais os vossos servos fiéis com a coroa da vida.
Por Nosso Senhor.
R. Amen.

IMPOSIÇÃO DA COROA

Terminada a oração, asperge-se a coroa com água benta e, sem dizer nada, coloca a coroa na imagem da Santíssima Virgem Maria. Depois da imposição da coroa, canta-se a antífona abaixo ou outro canto apropriado, enquanto a imagem é também incensada:

Gloriosa Rainha do mundo, Imaculada Virgem Maria, intercedei pela nossa paz e salvação,
Vós que destes à luz Jesus Cristo,
Senhor e

Relacionados