Corne Inglês

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Corne inglês
Origem:http://concertino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4512&Itemid=112

 
É um instrumento de madeira e palheta dupla da família dooboé. Mas o seu tubo sonoro mede 92 cm de comprimento e termina numa campânula esferóide ou em forma de pera e o tudel é inclinado para trás. Há tipos com o tubo também torcidopara trás ou formando um ângulo obtuso. É um instrumento transpositor, fabricado em tom de fá, e soa uma quinta justa inferior à nota real. Sua extensão escrita vai do si2 aofá5. O nome dado ao instrumento é impróprio já que ele não é nem "inglês", nem é um "corno" (corneta, trompa). Sua atual designação deve vir do francês cor anglé, porqueprimitivamente tinha forma arqueada ou em ângulo, o que lhe dava uma certa semelhança com a trompa.
 
O corne inglês foi inventado em 1760 por Ferlandis, fabricante deinstrumentos em Bérgamo, Itália, e é um aperfeiçoamento do antigo oboé de caça. Inicialmente, sua música era escrita na clave de dó na segunda linha. Depois, os italianos começaram ausar a clave de fá e, atualmente, a música para corne inglês é escrita na clave de sol. O emprego generalizado do instrumento só se observa a partir do século XIX.
 
Na épocade Johann Sebastian Bach existiu um oboé um pouco maior chamadooboé de amor (oboé d´amour). Era afinado em lá, e seu tubo cônico terminava por um bojo semelhante ao do corneinglês. Bach empregou-o no Weihnachsoratorium(1734; Oratório de Natal) e em outras obras. Depois, o instrumento caiu em desuso. Richard Strauss reviveu-o em sua Sinfoniadomestica (1904), depois que o belga Victor-Charles Mahillon (1841-1924), célebre fabricante de instrumentos de sopro, possibilitou o emprego do oboé de amor na música moderna.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ingles
  • Inglês
  • Ingles
  • Ingles
  • ingles
  • Inglês
  • ingles
  • ingles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!