cores

Páginas: 14 (3300 palavras) Publicado: 6 de junho de 2014
INTRODUÇÃO


COMO INICIARAM AS INVESTIGAÇÕES SOBRE AS CORES?

Os mistérios da criação, as investigações da natureza, sempre exerceram grande fascínio sobre o homem ao longo da história da humanidade.

A luz (e a cor que a acompanha) é um fenômeno primordial, onipresente. A cor está em toda parte, ela interessa a todos. Sempre ela é motivo de um debate de físicos, fisiologistas,médicos, psicólogos, sociólogos, industriais, artistas,....

Uma coisa é certa: onde há cor, há vida.

As perguntas: O que é a luz?; De que maneira e com que velocidades e propaga?; Como é produzida e percebida?; Por que razão os objetos apresentam cores diferentes?; foram sendo respondidas no decorrer do desenvolvimento da ciência, por meio de teorias acerca da natureza da luz, da cor e do processode visão.

Primeiros relatos documentados sobre conhecimento científico de natureza qualitativa, para a explicação dos fenômenos naturais, envolvem argumentos filosóficos e datam do período grego.
Aristóteles foi o primeiro a investigar o fenômeno das cores, e concluiu que a matéria orgânica é a responsável pela geração da cor.

Platão: buscava algumas teorias, algumas das quais partiamdo princípio de que a visão dependia das coisas, e outras, de que a visão dependia de nossos olhos.

No séc. V a.C. Leucipo e Demócrito acreditavam que o olho era constituído de átomos d’água que, como um espelho, refletia átomos de fogo (luz).

Epicuro (“Teoria Perceptiva”) afirmava que a superfície das coisas emitia representações dessas mesmas coisas que voejavam pelos ares, ou seja,clones formados de matéria sutilíssima invadiam o olho, levados pelos raios luminosos do sol, das estrelas, da lua e impressionavam a retina causando as imagens, as cores.
Depois, surgiu a “Teoria Emissiva”, que contrariava a anterior, onde o olho, como um farol, emitia raios luminosos que se propagavam no espaço atingindo os objetos. Deste choque surgia, então, a sensação visual.

SegundoPlatão, é o fogo que provoca a claridade, o brilho. Definia as cores como “uma espécie de chama que escapa dos corpos e cujas partes, se unindo simetricamente com os olhos produzem a sensação.”

Aristóteles em sua lógica questionava: “Se os olhos fossem meros espelhos, como explicar que, entre os demais espelhos, sejam os únicos que veem? Se a visão resultasse da luz emitida pelos olhos, comoexplicar que não tenham poder para ver na escuridão?” Aliando as duas teorias concluiu que o olho tem a capacidade para ver, mas que depende para isto da luz e que a luz depende do meio para sua propagação, o translúcido (água, ar, éter).

Na Idade Média pouco se falou sobre luz e cor. As artes e o pensamento foram sufocados sob as trevas medievais.

“A sabedoria do passado foi esquecida,condenada pela Igreja como paganismo, a raiz de todo mal”. Como as tentações da carne dependem dos cinco sentidos conduzindo os homens à danação eterna, todo conhecimento adquirido por meio dos sentidos, como o estudo da natureza, era considerado uma perversão à moral e à virtude cristã, levando à corrupção da alma. As respostas para todas as indagações da época eram encontradas na Bíblia e a Igrejatransformou-se em símbolo de civilização e ordem social, diante da desordem e decadência moral que enfraquecia o Império Romano.

Na Renascença, Leon Batista Alberti, teórico das artes visuais, procurou expor os princípios do estudo da cor elaborados na antiguidade por Plínio, de modo claro e ordenado, para facilitar a sua compreensão.

Plínio considerava 3 cores principais: o vermelho vivo, acor da ametista e a cor conchífera (proveniente de moluscos), bem próximas das cores que a física moderna considera como básicas.
Leonardo da Vinci Da Vinci se aprofundou nas pesquisas de Plìnio e aplicou seu excepcional intelecto à ciência da visão, da cor e da luz. Surgiu a “TEORIA DAS CORES DE LEONARDO DA VINCI”.


TEORIA DAS CORES

Teoria das Cores são os estudos e experimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cores
  • cores
  • as cores
  • Cores
  • Cores
  • CORES
  • Cores
  • Çores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!