cores

Páginas: 13 (3102 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
 Universidade do Estado de Minas Gerais
Ana Paula Felipe de Lima
Andressa Ariane Valle Medrado





Clínica Oncológica Infantil Lar e Sonho
Briefing- Prática Projetual IV C






Belo Horizonte
2013
Clínica Oncológica Infantil Lar e Sonho
OBJETIVO:  Desenvolver a humanização do espaço hospitalar.
Demanda: O projeto a ser desenvolvido tem como tema uma clínica de oncologiapediátrica, tendo como base de pesquisa artigos científica sobre a cromoterapia e humanização na área hospitalar. Visa à interação dos espaços físicos no tratamento da oncologia infantil, com o desenvolvimento do uso da cor, buscando novas perspectivas destes espaços arquitetônicos.
Bairro: Santa Tereza
Público alvo: Crianças carentes, do interior e da capital, que estão em tratamento em BeloHorizonte. O público consumidor é bastante abrangente e formado por pacientes que utilizam convênio médico e outros que se beneficiam através de consultas particulares.
Atendimento:
O fluxo de atendimento de uma clínica médica, em geral, é composto por marcação de consulta e atendimento médico.
Ambientes a serem projetados:
Sala de espera;
Biblioteca e sala de brinquedos (Lazer);
Dormitórios;Banheiros;
Consultório;
Escritório / administração;
Depósito.

Itens básicos:
Móveis em geral;
Sistema telefônico;
Sistema de ar condicionado;
Sistema de música ambiente;
Computadores;
Softwares gerenciais;
Impressoras;
Material de escritório;
Entretenimento (revistas, DVD, etc);
Macas;
Materiais médico-hospitalares;
Produtos de higienização;
Uniformes;Equipamentos médicos (termômetro, estetoscópio, balança, balança “baby”, aparelho de pressão, etc.);
Toalhas e materiais descartáveis.

Funcionários:
Necessariamente precisará contar com recepcionistas, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes e equipe de limpeza. Os funcionários responsáveis pelo contato com os clientes devem ser cordiais e atenciosos, já que a qualidade noatendimento é fundamental neste tipo de situação. Uma característica dessa atividade é a terceirização da mão-de-obra, através da contratação de prestadores de serviços nas diversas especialidades profissionais que o empreendimento exige.

O Câncer Infantil
Clínica Oncológica Infantil se dedica ao tratamento da criança que possui câncer. O Câncer Infantil é um problema que afetará no Brasil cerca de11 mil crianças e adolescentes até o final 2012, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer. Apesar de a doença ser muito temida e relacionada à morte, dados do INCA estimam quem em torno de 70% das crianças com câncer podem ser curadas, desde que diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. Passar pela difícil fase do tratamento, contudo, é algo que exige muitoesforço e dedicação, tanto da família quanto da criança. O câncer infantil constitui um grupo de doenças que têm como característica comum apresentarem um crescimento desordenado das células que se dividem em grande velocidade. O acúmulo delas leva ao desenvolvimento de tumores. 
As células doentes, também conhecidas como malignas, podem cair na corrente 
sanguínea ou linfática e se instalar emoutras partes do corpo dando origem a novos tumores, as metástases. O câncer da criança difere em vários aspectos daqueles dos adultos. Nestes os tumores geralmente estão associados a fatores ambientais e ao estilo de vida tais como o fumo, a alimentação e exposição solar. Na criança esta associação não é tão evidente. Na criança, em geral, os tumores se originam das células sanguíneas, as leucemias,e dos tecidos de sustentação do organismo, tumores sólidos, enquanto que nos adultos a maioria é de natureza epitelial, tecido mais diferenciado. Em torno de 70% dos casos dos cânceres pediátricos podem ser curados se tratados apropriadamente, por isso a grande ênfase que se dá ao diagnóstico precoce. As formas generalizadas dos tumores sólidos podem comprometer definitivamente o sucesso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cores
  • cores
  • cores
  • as cores
  • Cores
  • Cores
  • CORES
  • Cores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!