Cordenadas progecad

357 palavras 2 páginas
Coordenadas absolutas
A coordenada absoluta da janela de CAD está associada diretamente ao plano cartesiano padrão. Representa a coordenada em relação à origem do sistema e define a posição de cada elemento.
Para o usuário, a coordenada absoluta está relacionada com a escala atual de desenho, sendo exibida na linha superior da janela. Pode-se informá-la através do mouse ou digitando-se as coordenadas na linha de comando, com o seguinte formato:
• Figura coordenadas de referência
Por exemplo, pode-se utilizar coordenadas absolutas para o desenho de uma linha simples no CAD. Executando o comando Construir-Linha, tem-se os seguintes passos:
 Linha - Primeiro ponto > 10,10
 Linha - Segundo ponto > 20,20
 Figura coordenadas absolutas
A posição da linha vai depender, na verdade, da escala atual do CAD. Para mais detalhes, vide Escala do desenho .
IMPORTANTE: Independentemente de qualquer configuração, todas as coordenadas do CAD devem ser informadas em centímetros.

Coordenadas relativas
O uso de coordenadas relativas é específico para certos comandos e pode ser feito através do teclado ou com uma combinação de teclado e mouse. As coordenadas relativas são informadas sempre em relação ao ponto anterior.
Utilizando apenas o teclado
Pode-se indicar a distância (em X e Y) do ponto desejado em relação ao ponto anterior, no seguinte formato: @dX,dY

Por exemplo, pode-se utilizar coordenadas relativas para o desenho de uma linha simples no CAD. Executando o comando Construir-Linha, tem-se os seguintes passos:
 Linha - Primeiro ponto > 10,10
 Linha - Segundo ponto > @50,20 Coordenadas relativas
Como já foi informado para o segundo ponto, uma coordenada relativa a posição final da linha será o ponto inicial acrescido dos deslocamentos definidos com @. Neste exemplo, o ponto final ficaria na coordenada (60,30).
Outro formato possível é o polar, no qual se informa a distância entre os pontos e o ângulo (em graus), no formato: @R 10,10

Relacionados