cordao umbilical

Páginas: 4 (820 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
PROLAPSO DE CORDÃO UMBILICAL

INTRODUÇÃO
É o descolamento do cordão umbilical abaixo da área de apresentação do feto. O cordão pode até deslizar através do colo uterino para o interior da vagina.A lesão mais grave ocorre quando o feto comprime o cordão, interrompendo o fluxo sanguíneo oriundo da placenta.

DESENVOLVIMENTO
Ocorre mais frequentemente com prematuridade, apresentaçãocefálica não encaixada com ruptura de membranas, e apresentações pélvica e de ombro incompletas. Pode seguir-se à ruptura das membranas amnióticas porque com a descida do liquido há o carreamento da extensãodo cordão através do canal vaginal.
Ocorre em uma a cada duzentos gestações.
O prolapso de cordão é uma situação de emergência; a retirada imediata será tentada para salvar o feto.
O prolapso decordão pode ser visível ou palpável. Sinais de sofrimento fetal agudo podem desenvolver-se quando o cordão está comprimido.





Sinais e Sintomas

Em geral inclui um cordão visível epalpável no canal de parto, atividade fetal violenta (indicando desconforto do feto) e bradicardia fetal com desaceleração variável durante as contrações. A mãe pode relatar que sente o cordão deslizar apóso rompimento membranoso
Um cordão umbilical prolapsado é uma complicação rara, que ocorre em cerca de 1 entre cada 1000 partos, na qual o cordão umbilical precede o bebé na sua passagem pelo canal departo.
Quando o bebé sai pelo estreito canal de parto, produz-se uma compressão do cordão prolapsado e o bebé deixa de receber sangue. Esta complicação pode ser evidente ou passar despercebida(oculta).
O prolapso torna-se evidente quando as membranas se rompem e o cordão umbilical sai pela vagina antes de o bebé emergir. Costuma acontecer quando a apresentação é de nádegas, mas também ocorrequando o bebé emerge de cabeça, sobretudo se houver uma rotura prematura das membranas ou o feto não tiver descido para a pélvis. Se o feto não tiver descido, o fluxo de líquido provocado pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cordão Umbilical
  • Cordão Umbilical
  • ANOMALIAS DO CORDÃO UMBILICAL
  • A placenta e o cordão umbilical
  • Prolapso do cordão umbilical
  • SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E SUAS APLICAÇÕES
  • Funções da (o) Placenta, Cordão Umbilical e Âmnio
  • Transplantede célula tranco de sangue de cordão umbilical

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!