CORDADOS PARTE 3 Biologia

2960 palavras 12 páginas
-Aves: As aves são vertebrados que descendem dos répteis e após passarem por um período evolutivo complicado, atualmente possuem as seguintes características: *são vertebrados amniotas, alantoidianos e homeotérmicos; *são bípedes, pela transformação dos membros anteriores em asas, o que lhes permite (na maioria das vezes) voar; *o corpo é coberto de penas que contribuem para o vôo e para a manutenção da temperatura corpórea; *os maxilares foram transformados em bicos e atualmente são desprovidos de dentes;
Existência de um só côndilo ocipital e escamas nas pernas e nos pés (heranças deixadas pelos répteis); *adaptações que facilitam o vôo como os sacos aéreos nos pulmões, que se enchem de ar e se comunicam com os ossos pneumáticos; *sistema digestivo completo (com pâncreas, fígado e vesícula biliar) e circulação dupla e completa; *olho bem desenvolvido, com percepção de cores e em alguns casos é composto por duas fovea centralis, o que lhes confere maior campo de visão. Além das pálpebras, há a membrana nictiante que corre cobrindo o olho no sentido horizontal; os sexos são separados com certo dimorfismo sexual.

As aves conquistaram o meio terrestre de modo muito mais eficiente que os répteis. A principal característica que permitiu essa conquista foi, sem dúvida, a homeotermia, a capacidade de manter a temperatura corporal relativamente constante à custa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células.
Essa característica permitiu às aves, juntamente com os mamíferos, a invasão de qualquer ambiente terrestre, inclusive os permanentemente gelados, até então não ocupados pelos outros vertebrados. As aves variam muito em seu tamanho, dos minúsculos beija-flores a espécies de grande porte como o avestruz e a ema. Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros.

****Os anseriformes correspondem a uma ordem da classe das aves. Estes animais têm como principal característica a presença de

Relacionados

  • Biografia de galileu galilei
    21177 palavras | 85 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas