Corais

Páginas: 4 (769 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2014
Escola Secundária Samora Machel

Discentes:
Afrin Iqbal
Bill de Fombito
Erica Bettencourt
Eucleusia Fany
Felipe João
Herminea Lucas
Inocência Ângelo
Larissa Gaspar

Docente: TaeroTema: Corais






Corais
Corais são animais cnidários da classe Anthozoa que segregam um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica, ao contrário das anêmonas-do-mar que pertencem à mesmaclasse. Os indivíduos adultos são pólipos individuais ou coloniais e encontram-se em todos os oceanos.
Os corais constroem um exoesqueleto que pode ser de matéria orgânica ou de carbonato de cálcio.
Oscorais podem constituir colônias coloridas e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma grande biodiversidade e produtividade.
O maior recife de coral vivoencontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa da Queensland, Austrália, que é considerado o maior indivíduo vivo da Terra.
A maiorias das espécies de coral que constroem recifes desenvolve-se em águastropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colónias de coral até em águas frias, como ao largo da Noruega.
A palavra coral é muito ambígua porque pode designar organismos marinhoscoloniais pertencentes todos ao filo Cnidaria, mas a famílias muito diferentes, cujas exigências ecológicas são, desta maneira, muito diferentes.
Quase todos os antozoários formam colônias, que podemchegar a tamanhos consideráveis (os recifes), mas existem muitas espécies em que os pólipos vivem solitários, presos ao substrato.
Os pólipos têm a forma de um saco (o celêntero) e uma coroa detentáculos com cnidócitos (células urticantes) na abertura, que se chama arquêntero.
Os antozoários comcnidócitos não têm verdadeiros sistemas de órgãos: nem sistema digestivo nem sistema circulatório,nem sistema excretor, uma vez que todas as de gases e fluidos se dão no celêntero, uma vez que a água entra e sai do corpo do animal através de correntes provocadas pelos cílios das células da parede da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corais
  • corais
  • Coral
  • Corais
  • Coral
  • Corais
  • Corais
  • CORAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!