COR E COMPOSIÇÃO NO CINEMA: A INFLUÊNCIA DOS CARTAZES DE FILMES SOBRE O CONSUMIDOR

2691 palavras 11 páginas
APS – Atividade Prática Supervisionada

COR E COMPOSIÇÃO NO CINEMA: A INFLUÊNCIA DOS CARTAZES DE FILMES SOBRE O CONSUMIDOR Graduação em Design

Resumo
O presente artigo irá apresentar uma análise dos cartazes cinematográficos, visando descobrir a forma como uma capa pode influenciar na decisão de assistir ou não a um filme.
Através de estudos de imagem e semiótica, foi realizada uma pesquisa quantitativa com o intuito de estabelecer alguns padrões em relação a como as capas são interpretadas.
Após a coleta e análise dos dados obtidos, foi possível identificar que cores, formas e símbolos têm uma carga de importância vital para que um filme chame a atenção do consumidor. Como diria o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras.
Palavras-chave:
Cinema, capa, cartaz, semiótica, composição, design.

1 INTRODUÇÃO

Para a realização deste artigo, foi levantada primeiramente a questão: o que motiva a decisão de uma pessoa em relação a assistir ou não a um filme? Normalmente, o primeiro contato com um filme nunca antes visto se deve à visualização de um cartaz ou trailer. Tendo em mente esses veículos de divulgação, foi escolhido o meio que mais contém elementos gráficos para uma análise, levando em consideração autores conceituados e métodos comprovadamente eficazes de pesquisa.
O primeiro capítulo, o referencial teórico mostra como a escolha dos elementos que compõem o cartaz não são aleatórios. Os objetos que fazem parte da composição são escolhidos devido à carga emocional que eles carregam. Fatores como a cultura, o público alvo do filme, assim como o gênero, estão diretamente relacionados ao que é exposto no pôster.
Apesar de cada pessoa ter suas próprias experiências de vida, alguns elementos são frequentemente explorados no cartazes cinematográficos. Conhecidos como clichês, eles são usados justamente por conseguirem atrair a atenção do público e interpretados de maneira "universal".
O

Relacionados

  • Aulamkt
    15132 palavras | 61 páginas