COPOM

Páginas: 7 (1655 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
Copom

O que é o Copom? Por que foi criado?
O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é o órgão decisório da política monetária do Banco Central do Brasil (BCB), responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros, que no Brasil é a Taxa Over-Selic, ou taxa Selic. O Comitê foi criado em junho de 1996 com o objetivo de estabelecer um ritual adequado ao processo decisório de políticamonetária e aprimorar sua transparência.

Quais são os objetivos do Copom?
No regime de metas para a inflação, implementado no Brasil em 1999, o principal objetivo do Copom é o de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil. A partir dessa definição, cabe ao BCB, por meio de operações de mercado aberto buscar manter a taxa Selicdiária próxima a essa meta. A meta de inflação de cada ano, por sua vez, é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com dois anos de antecedência, sempre no mês de junho. Se, em um determinado ano, a inflação ultrapassar a meta estabelecida pelo CMN, o Presidente do BCB deverá encaminhar carta aberta ao Ministro da Fazenda explicando as razões do não cumprimento da meta, bem como as medidasnecessárias para trazer a inflação de volta à trajetória predefinida e o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito.

Quem são os membros do Copom?
O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do BCB: o Presidente e os Diretores de Política Monetária, Política Econômica, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Controlede Operações de Crédito Rural, e Administração. O Presidente tem direito ao voto decisório em caso de empate na decisão da política monetária.

Quando acontecem as reuniões do Copom?
As reuniões ordinárias do Copom eram mensais até 2005. Em 2006, essas reuniões passaram a ocorrer oito vezes ao ano, aproximadamente a cada seis semanas, e continuam a ser realizadas em dois dias. A primeiraseção começa na tarde de terça-feira, e a reunião é concluída, normalmente, no fim da tarde do dia seguinte.
O calendário das reuniões ordinárias do Copom de cada ano é divulgado até o final de outubro do ano anterior. Para ver o calendário de reuniões do Copom para o ano em curso, acesse http://www.bcb.gov.br/?COPOM.
O Copom pode se reunir extraordinariamente, convocado pelo presidente do BCB, emfunção de alterações inesperadas do cenário macroeconômico. Desde a sua criação, ocorreram três reuniões extraordinárias, a última das quais em outubro de 2002.

Quem participa das reuniões do Copom?
No primeiro dia participam da reunião do Copom seus membros e os chefes de seis departamentos do Banco Central:
Departamento Econômico (Depec),
Departamento de Operações das ReservasInternacionais (Depin),
Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban),
Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab),
Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin), e
Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep).
Participam também do primeiro dia de reunião três consultores e o Secretário Executivo da Diretoria, além do Assessor de Imprensa do BancoCentral. A participação no segundo dia de reunião é limitada aos membros do Copom e ao Chefe do Depep.

Qual o formato do primeiro dia de reunião?
No primeiro dia da reunião, os chefes de departamento fazem suas apresentações técnicas sobre a conjuntura econômica e financeira.
O Deban faz uma apresentação sobre a evolução da liquidez, reservas bancárias e depósitos compulsórios;
O Depinapresenta ao Comitê análise sobre a economia global, o comportamento do mercado financeiro internacional e o mercado de câmbio doméstico;
O Depec comenta dados recentes sobre atividade econômica, inflação, agregados monetários e crédito, política fiscal e balanço de pagamentos;
O Demab resume para o Comitê os assuntos referentes aos mercados financeiros domésticos, condições de liquidez do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Copom
  • Copom
  • COPOM
  • Copom
  • Copom
  • COPOM
  • COPOM
  • COPOM SOZINHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!