Copadoeike

253 palavras 2 páginas
O Brasil se preparar para receber grandes eventos nos próximos anos. Gastando rios de dinheiro na construção de estádios, removendo comunidades inteiras, se submetendo às condições da FIFA e aos interesses do imperialismo.
No Rio de Janeiro, com o advento das Olimpíadas, os impactos são ainda maiores. No Maracanã está sendo investido mais de um bilhão de reais para depois ceder o estádio à iniciativa privada, tendo um retorno de apenas 15% do dinheiro investido ao longo dos próximos 35 anos. Enquanto isso as comunidades da Vila Autódromo, Favela do Metrô, Mangueira e tantas outras tem tido parte ou totalidade da sua população removida até com o uso da violência policial.
Enquanto isso, e a educação?
No Brasil 10% da população é analfabeta, o que significa que não sabe escrever nem mesmo seu próprio nome. Outros 68% são analfabetos funcionais, ou seja, conseguem ler e compreender apenas frases curtas ou muitas vezes apenas escrever seu nome.
Nas escolas e universidades públicas o que vemos é o sucateamento das universidades federais que sofrem com prédios caindo aos pedações, falta de professores e salas de aula. No ensino básico a situação é ainda mais precária, pois além dos problemas também encontrados nas universidades vemos situações como até mesmo falta de água, luz e merenda, além da violência a qual os jovens estão expostos no ambiente escolar.
O que queremos aqui é questionar as prioridades dos governos federal, estaduais e municipais, que investem bilhões em obras desnecessárias, favorecendo as grandes empreiteiras, em detrimento da

Relacionados