Copa e olímpiada, oportunidade para se desenvolver ou oportunismo para licitação indevida?

421 palavras 2 páginas
FACULDADES NETWORK

Tiago Marques Monção

Copa e olímpiada, OPORTUNIDADE PARA SE DESENVOLVER OU OPORTUNISMO PARA LICITAÇÃO INDEVIDA?

NOVA ODESSA

2013

tIAGO mARQUES mONÇÃO

Copa e olímpiada, OPORTUNIDADE PARA SE DESENVOLVER OU OPORTUNISMO PARA LICITAÇÃO INDEVIDA?

Redação apresentada às Faculdades Network como um dos pré-requisitos para obtenção do grau de bacharel em Administração.

Profª Dra. Angela Harumi Tamura

Nova Odessa

2013

A boa administração e execução das normas vigentes em uma organização são critérios básicos a serem seguidos para beneficiar o coletivo, seja no ramo privado ou público. No entanto, o exemplo que se vê, muitas vezes, é contrário ao que realmente deveria ser aplicado, observa-se grandes corporações, denominadas como governo agindo de má fé usando de influência e imunidade para benefício próprio, através das famosas licitações, que, na sua essência, têm o objetivo de pesquisar o melhor custo benefício para a população. É o que ilustra bem o conceito de licitação:

Licitação é o procedimento administrativo para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta [...] O ordenamento brasileiro [...] determinou a obrigatoriedade da licitação para todas as aquisições de bens e contratação de serviços [...] realizados pela administração no exercício de suas funções (MORERIRA, P.2010).

Fica bem claro que o real intuito das licitações são benéficos, pois logo o cumprimento efetivo da mesma trará retorno em serviços e bens para a sociedade.

De acordo com Domingues (2000, p.6) grandes movimentos como Copa e Olimpíadas, ocasionalmente, podem gerar diminuição de verbas nas principais áreas que são de necessidades para todos, educação e saúde, que acabam sendo repassadas para organizadora do evento para garantir o cumprimento do mesmo. Desta forma é,

Relacionados