Copa João Havelange

Páginas: 2 (296 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Copa João Havelange foi o apelido dado pelo Clube dos 13 ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2000, em homenagem ao ex-presidente da CBF e da FIFA João Havelange.Impossibilitada pela Justiça de organizar o campeonato, a CBF passou a responsabilidade ao Clube dos 13. Mas, como este não pôde aplicar os critérios de acesso e descenso doano anterior, acabou gerando o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos, reunindo 116 clubes de três divisões em um único torneio, porém dividido em 4 módulos na suaprimeira fase. Porém antes do início do torneio o Clube dos 13 afirmou que não pretendia realizar uma segunda edição no ano seguinte, retomando à CBF o direito deorganização.
O campeão foi o Vasco da Gama, que conseguiu o seu quarto título nacional, repetindo os feitos de 1974, 1989 e 1997. O vice-campeão foi o São Caetano, que havia sidofundado há pouco mais de 10 anos e que começou a disputa no Módulo Amarelo, mas que chegou à final eliminando equipes tradicionais como Fluminense, Palmeiras e Grêmio.
Emsua quadragésima quarta edição, a última do século XX e trigésima desde a adoção do nome oficial, o Campeonato Brasileiro confirmou seu histórico de desorganizaçãoinstitucional, mas também se consolidou como o campeonato de futebol mais disputado do mundo: 13 clubes diferentes conseguiram o título de Campeão Brasileiro em apenas 30 anos. Nomesmo período (1971-2000), por exemplo, o futebol da França e o da Inglaterra tiveram 10 campeões diferentes cada; o da Argentina teve 9 (mas com um total de 39campeonatos disputados); o da Itália teve 8; Alemanha, Espanha e Uruguai tiveram apenas 7 campeões; e em Portugal apenas 3 clubes comemoraram o título de campeão nacional.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • João Copa, por Tarciana Furtado
  • Joao
  • Joao
  • joao
  • joao
  • Joao
  • Joao
  • João

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!