Copa do mundo

Páginas: 8 (1973 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
COPA DO MUNDO 2014

A TENTATIVA PARA SEDIAR A COPA DO MUNDO 2014

No dia 3 de Junho de 2003, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) havia anunciado que a Argentina, Brasil e a Colômbia se candidataria à ser sede do evento. Em 17 de março de 2006, a confederação da CONMEBOL votou de forma unânime por a adoção do Brasil como seu único candidato.
O presidente da FIFA, JosephBlatter, disse em 4 de Julho de 2006 que, nesse caso, a Copa do Mundo de 2014 provavelmente seria sediada no país. No dia 28 de Setembro do mesmo ano, ele se encontrou com o Ex-Presidente Lula e disse que queria que o país provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, porém a FIFA antecipou o prazo, tendo este acabado em 18de dezembro de 2006.

No dia 13 de abril de 2007, após visitar o Maracanã, no Rio de Janeiro, o Morumbi, em São Paulo, o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Beira-Rio, em Porto Alegre, Blatter disse que o país não tinha nenhum estádio em condições de sediar a Copa. Lula, porém, disse aos jornalistas no dia 15 de setembro de 2006 que o Brasil deveria construir doze novos estádios para ser capaz desediar a Copa. Lula ainda disse que nem mesmo a Kyocera Arena, o moderno estádio do Atlético Paranaense em Curitiba, tinha os pré-requisitos, pois havia questões de acesso e estacionamento.

Apesar de tudo, tanto Blatter quanto o Ex-Presidente Lula estavam otimista na reunião. O Ex-Ministro dos Esportes do Brasil, Orlando Silva, disse que " o Brasil fará o que for preciso para que a Copa sejarealizada no país." O Ex - presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, disse que recuperar estádios e/ou construir novos estádios seria responsabilidade da iniciativa privada.

Em 31 de maio de 2007, encerrou-se o prazo dado pela FIFA e pela CBF para que as cidades interessadas em sediar partidas do Mundial fizessem suas respectivas candidaturas. Vinte e uma cidadesde dezenove estados, mais o Distrito Federal entregaram à comissão organizadora os protocolos preenchidos de acordo com o Caderno de Encargos da FIFA.

No final no mês de agosto de 2007 uma comissão formada por inspetores da FIFA esteve nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, para vistoriar pessoalmente os estádios e a infraestrutura destas cidadescandidatas a sede. Além das visitas, os inspetores da FIFA assistiram às apresentações dos projetos das demais cidades candidatas. No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008.

Um dia após, um estudo realizado pelo Sindicato de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) mostrou que, sete anos antes daCopa, nenhum estádio do país atende aos padrões da FIFA. Coordenado pelo jornalista Rodrigo Prada, o dossiê apontava a Fonte Nova, na Bahia, como a pior dentre todas as arenas visitadas no país. Dias depois, um acidente na estrutura do estádio da Fonte Nova prejudicou a comemoração da torcida baiana e matou sete pessoas.

CAPITAIS ONDE HOUVE OS JOGOS DA COPA



ARENA AMAZÔNICA - antigoEstádio Vivaldão, pode não ser um palco tradicional do futebol brasileiro, mas atraiu um grande número de torcedores graças à sua localização privilegiada, no coração da maior floresta em área contínua do mundo. Teve 40.549 lugares, restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de ônibus e monotrilho. Ela recebeu quatro jogos de primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014™e estar servindo posteriormente como um grande polo de atração turística para shows e eventos na região.

ARENA CORINTHIANS - Dos três maiores clubes da cidade de São Paulo, o único que não possuía um estádio particular com tamanho e infraestrutura suficiente para abrigar seus jogos era justamente àquele de torcida mais numerosa: o Sport Club Corinthians Paulista. Pois o antigo sonho da nação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A copa do mundo é nossa
  • Copa do mundo
  • A copa da mundo e nossa
  • Copa do mundo
  • Copa do mundo
  • copas do mundo
  • Copa do Mundo
  • Copa do mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!