Copa do mundo desde 11938

807 palavras 4 páginas
Copa do Mundo de 1938
A Copa do Mundo de 1938 foi a terceira Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 15 países, na qual 36 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na França tendo ínico dia 04 Junho 1938 a 19 Junho 1938. Curiosidades:
Os 15 países foram: França, Alemanha, Bélgica, Thecoslováquia, Hungria, Itália, Noruega, Holanda, Polônia, Romênia, Suécia, Suíça, Índias Ocidentais Holandesas (atual Indonésia), Cuba e Brasil.
As sedes foram: Paris, Reims, Toulouse, Marselha, Estrasburgo, Le Havre, Bordeaux, Lille e Antibes;

História Político econômica do País em que ocorreu a copa

A Segunda Guerra Mundial só começaria um ano depois, mas a tensa relação entre os países deixava o ar carregado durante o Mundial de 1938, na França. A Áustria, que tinha uma seleção forte, com todas as possibilidades de lutar pelo título, foi anexada à Alemanha de Adolf Hitler e obrigada a ceder seus principais jogadores à seleção alemã. O principal jogador austríaco, o judeu Mathias Sindelar, recusou-se a jogar e acabou por cometer suicídio logo depois da Copa. A Espanha, outra favorita, estava em Guerra Civil e também não enviou sua equipe.
Dois concorrentes a menos para a Itália, que defendia o título conquistado quatro anos antes, e aparecia novamente entre os favoritos, junto com França, Hungria, Tchecoslováquia e Brasil, único país sul-americano a participar do evento, e que levava para o Mundial o craque Leônidas da Silva. Mesmo com todos os problemas, a Copa de 38 foi sucesso de público e despertou grande interesse da imprensa mundial. Pela primeira vez, cinco emissoras de rádio brasileiras formaram um pool para transmitir os jogos. A França estreou com vitória sobre a Bélgica, seguindo adiante na corrida pelo título. Dos favoritos, o Brasil foi o que teve maior dificuldade na estreia, sofrendo para derrotar a Polônia na prorrogação (6 a 5, depois e um empate em 4 a 4 no tempo normal). A Alemanha, reforçada de austríacos, ficou

Relacionados