Copa das confederações

Páginas: 6 (1261 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
Introdução
 A Copa das Confederações de 2013 será a nona

edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).  Será realizada no Brasil entre 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014.  Terá a participação de oito equipes: a campeã da Copa do Mundo de 2010, os seis campeões continentais, além do Brasil,país-sede.

A Bola
 A bola oficial do torneio foi apresentada pelo ex-

jogador brasileiro Cafu no dia do sorteio dos grupos. Fabricada pela Adidas, ela terá o nome de "Cafusa", que deriva de uma mistura de três palavras que representam o país: "carnaval", "futebol" e "samba".

Equipes Participantes
 Brasil -> País sede;  Espanha -> Campeã da Copa do Mundo de 2010;

 Japão -> Campeão daCopa da Ásia 2011;
 México -> Campeão da Copa Ouro CONCACAF 2011;  Uruguai -> Campeão da Copa América 2011;

 Taiti -> Campeão da Copa das Nações da Oceania 2012;
 Itália -> Vice-campeã da Eurocopa 2012;  Nigéria -> Campeão da Copa das Nações Africanas

2013.

O Sorteio
 O sorteio dos participantes dos grupos ocorreu em 1 de

dezembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em SãoPaulo às 11 horas da manhã (horário local de verão) e foi nomeado de "Festival do Campeões".  O evento teve duração de 40 minutos e contou com shows musicais de Arlindo Cruz, Maria Gadú e da ONG Meninos do Morumbi.

Os Grupos
 No Grupo A ficou Brasil, México, Itália e Japão.

 No Grupo B ficou Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria.

Fórmula de Disputa
 As equipes são divididas em doisgrupos de 4 seleções

cada. Elas se enfrentarão, dentro de cada grupo, totalizando 3 jogos para cada seleção na primeira fase. Passam os dois primeiros de cada grupo que enfrentam-se em uma semifinal cruza: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. O ganhador de cada partida se enfrentarão na final.

CTs – Centros de Treinamentos
 Belo Horizonte  Brasília  Centro de Capacitação Física dos Bombeiros Estádio Independência (recebe treinos de (recebe treinos do Brasil) Nigéria, México e um semifinalista)  Estádio Bezerrão (recebe treinos do Japão)  Rio de Janeiro  São Januário (recebe treinos de México, Espanha e um finalista)  SESC Venda Nova (recebe treinos de Haiti, Japão e um semifinalista)

 Fortaleza
 Estádio Presidente Vargas (recebe treinos de Brasil, Nigéria e possivelmente de umsemifinalista)  Ceten (CT do Ceará, recebe treinos de México e Espanha)  Universidade de Fortaleza (pode receber um semifinalista)

 Estádio do Engenhão (recebe treinos de Itália, Taiti e um finalista)
 Recife

 Centro de Treinamento Wilson Campos (CT do Náutico, recebe treinos de Espanha,  Salvador Itália e Taiti)  Estádio do Pituaçu (recebe treinos de Nigéria,  Estádio do Arruda(recebe treinos de Brasil e uma das seleções na disputa pelo 3º Uruguai e Japão) lugar)  Barradão (recebe treinos de Uruguai, Itália e uma das seleções na disputa pelo 3º lugar)

As Sedes
 Em 8 de novembro de 2012 a FIFA e o Comitê

Organizador Local confirmou como sedes as cidades de Belo Horizonte(Mineirão), Fortaleza(Castelão), Brasília(Estádio Nacional Mané Garrincha), Rio deJaneiro(Maracanã), Recife(Arena Pernambuco) e Salvador(Arena Fonte Nova).

Mineirão

O Mineirão, casa dos multicampeões nacionais Atlético Mineiro e Cruzeiro, conta com capacidade para 62.547 espectadores. Após as reformas para a Copa do Mundo 2014, o espaço teve rebaixamento do campo e melhoria em sua acessibilidade., além de projetos ecologicamente corretos e sustentáveis. O Mineirão vai receber osseguintes jogos: 22 de Junho – 16h – Japão x México; 17 de Junho – 16h – Taiti x Nigéria; Fase Semifinal – 26 de Junho – 16h – 1º do Gr. A x 2º do Gr. B.

Castelão

O estádio consegue acolher um público de até 64.846 pessoas. A arena ganhou estacionamento coberto com 1.900 vagas e conta com estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários renovados. Todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • copa das confederações
  • Copa das confederações
  • Copa das Confederações
  • Copa das confederações
  • Copa das confederaçoes
  • Copa das Confederacoes
  • copa das confederações
  • Copa das confederações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!