COP_Aula_3_Template

315 palavras 2 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público
Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

NOME
Nathália Luiza da Silva Tamara
RA
3776744571

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público
Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Contabilidade e Orçamento Público apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Helton Forti.

Anhanguera Educacional
2015

1. O que é a Lei Rouanet?
Criada durante o período do Governo Collor, a Lei 8.313, popularmente conhecida pelo nome do então ministro da Cultura Paulo Sérgio Rouanet, foi criada com o objetivo de resguardar as consequencias da avalanche cultural importada que estaria por vir com o neoliberalismo implantado e também responsável pela implementação de políticas públicas para a cultura nacional como PRONAC, Fundo Nacional de Cultura e Mecenato (Incentivos fiscais).

2. De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?
A principal vantagem é em se fazer doações aos projetos é a restituição parcial ou integral do imposto de renda. Esse percentual varia conforme o incentivo, depende do artigo no qual o projeto cultural se encaixa. Outra vantagem é utilizar sua marca na parte destinada a patrocínios, o chamado marketing cultural, melhorando a imagem e o contato com o publico, gerando valorização da marca e maior credibilidade.

3. Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?
O incentivo dado pela Lei Rouanet é muito importante para o densevolvimento cultural, onde cada vez mais crianças, adolescentes e jovens tenham oportunidades de iniciar

Relacionados