Coordenador de curso: atribuições e desafios atuais

Páginas: 47 (11699 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
COORDENADOR DE CURSO: ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS ATUAIS.


Paulo Roberto da Silva (*)





1 - Introdução


O presente trabalho teve origem na necessidade de se definir com clareza as funções e atribuições dos coordenadores de curso e de avaliação de uma determinada instituição de ensino superior que à época desenvolvia treinamento para seus gestores acadêmicos. A versão inicial foiproduzida no final do ano de 2000 e as primeiras listagens de atividades e atribuições do Coordenador de Curso surgiram de inúmeras reuniões de departamento, onde também exercíamos a função de Coordenador de Avaliação. Vários outros departamentos também contribuíram para a elaboração do perfil do coordenador de curso naquela instituição de ensino. Na verdade a idéia foi cultivada por muitos anos apósa experiência como gerente do projeto Brazil/MEC/MSU-AID–512-L 090, na Michigan State University, trabalhando na área de planejamento universitário num consórcio com 32 universidades norte-americanas e outras 12 de nosso país. Naquela ocasião quatro fatores importantes do sistema universitário norte–americano chamaram nossa atenção. O primeiro era a existência de gestores da educação superioratuando em todos os níveis da administração universitária. Eram profissionais de gestão universitária, ocupando cargos desde a reitoria até os escalões inferiores. Os bons reitores eram muito disputados e tinham contratos milionários. O segundo fato observado foi que os cursos de graduação eram bastante genéricos e a especialização profissional se dava na pós- graduação que, por sinal, já erabastante desenvolvida no final da década de 1970. Nesse particular, naquela época, não existiam cursos de graduação em Administração. Havia apenas cursos de pós-graduação, os MBA, destinados a qualquer profissional graduado que quisesse se especializar em gestão de empresas, geralmente a sua própria e no ramo de sua graduação. O terceiro fato marcante era a grade curricular dos cursos de graduação quecontinham matérias obrigatórias de artes, esportes e filosofia dentre outras que compunham a parte humanística de qualquer curso, mesmo os de ciências exatas e biológicas.
Na área da administração universitária tratamos logo, ainda nos EUA, de contratar um curso de pós graduação de curta duração (um quadrimestre) em Administração Universitária para pro-reitores e assessores de planejamento dasuniversidades federais participantes do mencionado programa MEC/MSU. Porém, somente agora, quase 30 anos depois, com a reforma da educação superior, encontramos campo favorável em nosso país para a efetiva discussão e implantação dessa importante área de atuação - a Gestão Universitária e , em especial, a função de Coordenador de Curso.

A primeira revisão deste trabalho ocorreu logo emseguida, em 2002, diante da publicação do Ministério da Educação dos novos mecanismos de avaliação dos cursos de graduação (Avaliação das Condições de Ensino- ACE/Manual de Avaliação- 2002). A versão revisada, de 2002, com o título “Coordenador de Curso e Chefia de Departamento: Funções e Atribuições”, foi adotada pela referida instituição de ensino a partir do ano de 2003. Nela já se abordavacomo prioridade para as atividades do Coordenador de Curso o enfoque na gestão acadêmica, deixando-se as atividades puramente administrativas e burocráticas para outros gestores universitários. Em 2004, já como aluno de um curso de capacitação para coordenadores de curso de instituições de ensino superior, fomos incentivados pelos colegas a produzir um artigo sobre esse tema tão palpitante e quecomeçava a inquietar a todos os coordenadores que, desde então, viam-se diante de novas e desafiantes tarefas impostas pelo novo sistema de avaliação do MEC. A nova versão produzida em julho de 2005 e que teve o título alterado para o atual, foi publicada pela Revista Gestão Universitária – nº 89, de 05 de abril de 2006.

Não se trata, evidentemente, de artigo com os rigores científicos, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atribuições e Desafios do Coordenador de Curso de Graduação EAD: caminhos possíveis a uma gestão democrática no...
  • O coordenador pedagógico e suas atribuições
  • Atribuições do professor coordenador
  • Competencias do Coordenador de Curso
  • - As atribuições do coordenador pedagógico no ambiente escolar
  • O COORDENADOR PEDAGÓGICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
  • os diferentes desafios para o coordenador pedagogico
  • O professor coordenador frente aos desafios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!