coordenadas grograficas

1037 palavras 5 páginas
As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. Com a combinação dessas linhas, criam-se “endereços” específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa.
Essas linhas imaginárias são chamadas de paralelos e meridianos, e suas medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes. Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente. A junção dessas linhas é o fator responsável pela existência das coordenadas geográficas.
Paralelos - São linhas paralelas ao equador e perpendicular ao eixo terrestre. os paralelos diminuem de extensão à medida que se afastam do equador em direção aos pólos. Podemos traçar 90 paralelos para cada hemisfério (Norte ou Sul).
OBSERVAÇÃO: A palavra Equador é originaria do latim aequatore que significa o que iguala (duas partes). Como o equador é o circulo máximo da Terra a partir dele, podemos dividir a Terra horizontalmente em duas partes iguais, sendo assim o principal paralelo.
Assim entendemos que a Linha do Equador divide a Terra em duas partes:
Acima do Equador, o hemisfério Norte;
Abaixo do Equador o hemisfério Sul.
Foram traçadas também várias linhas paralelas ao Equador, denominadas paralelos. Quatro são os paralelos que receberam denominações especiais:
Os dois trópicos: de Câncer (ao Norte) e de Capricórnio (ao Sul) e Os círculos polares: o Ártico (ao norte) e o Antártico (ao Sul).

Observe as gravuras abaixo:

Os paralelos e as zonas térmicas da Terra:

Os paralelos estão numerados de 0º a 90º no hemisfério Norte e de 0° a 90° no hemisfério Sul. São esses paralelos que indicam a Latitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.
O principal paralelo é a Linha do Equador, pois representa a faixa da Terra que se encontra a uma igual

Relacionados