COORDENADAS CARTESIANAS, ACIDENTES GEOGRÁFICOS E OUTROS

1378 palavras 6 páginas
COORDENADAS CARTESIANAS O SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS OU PLANO CARTESIANO, FOI CRIADO POR RENÉ DESCARTES, COM O OBJETIVO DE LOCALIZAR PONTOS. É FORMADO POR DOIS EIXOS PERPENDICULARES QUE SE CRUZAM. O EIXO HORIZONTAL (X) É CHAMADO DE ABCISSA E, O EIXO VERTICAL (Y) É CHAMADO DE ORDENADA. AS COORDENADAS SÃO REPRESENTADAS PELOS PARES ORDENADOS (X;Y), OBSERVANDO-SE PRIMEIRAMENTE O EIXO X E POSTERIORMENTE O EIXO Y, PARA SE LOCALIZAR O PONTO. QUANDO O PONTO NÃO ESTIVER SOBRE UM DOS EIXOS, ESTARÁ EM UM DOS QUADRANTES. SÃO MUITO UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES E, ASSOCIADOS À LATITUDE E À LONGITUDE NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS.
SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS MARCAM POSIÇÕES DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL E A INCIDÊNCIA DE RAIOS SOLARES NA SUPERFÍCIE TERRESTRE, ALÉM DE INAUGURAREM AS ESTAÇÕES DO ANO. A INCLINAÇÃO DO EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA, ALIADA AO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, INTERFERE NA QUANTIDADE DE INCIDÊNCIA (QUE ATINGE) A SUPERFÍCIE TERRESTRE. COMO RESULTADO, TÊM-SE A EXISTÊNCIA DAS ESTAÇÕES E UMA DIFERENÇA NA DURAÇÃO DOS DIAS E DAS NOITES AO LONGO DO ANO. GRAÇAS À INCLINAÇÃO DO EIXO TERRESTRE EM RELAÇÃO AO SOL, A INCIDÊNCIA DOS RAIOS SOLARES NOS HEMISFÉRIOS NORTE E SUL, É DIFERENTE.
SOLSTÍCIO
QUANDO O SOL ATINGE SEU LIMITE MÁXIMO, AO SUL, INICIA-SE O VERÃO, COM O DIA MAIS LONGO DO ANO. (SOLSTÍCIO DE VERÃO) QUANDO O SOL ATINGE SEU LIMITE MÁXIMO, AO NORTE, INICIA-SE O INVERNO, COM A NOITE MAIS LONGA DO ANO. (SOLSTÍCIO DE INVERNO). OCORREM DOIS SOLSTÍCIOS POR HEMISFÉRIO DURANTE O ANO. QUANDO NO HEMISFÉRIO NORTE OCORRE SOLSTÍCIO DE INVERNO, NO HEMISFÉRIO SUL OCORRE SOLSTÍCIO DE VERÃO E VICE-VERSA. O MESMO OCORRE COM OS EQUINÓCIOS.
EQUINÓCIO
OS EQUINÓCIOS OCORREM QUANDO O HEMISFÉRIO NORTE E O HEMISFÉRIO SUL POSICIONAM-SE IGUALMENTE EM RELAÇÃO AO SOL. ENQUANTO OS SOLSTÍCIOS INAUGURAM INVERNO E VERÃO, OS EQUINÓCIOS INAUGURAM PRIMAVERA E OUTONO

LATITUDE E LONGITUDE LATITUDE É A DISTÂNCIA AO

Relacionados