COORDENADAS CARTESIANAS, ACIDENTES GEOGRÁFICOS E OUTROS

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 1 de julho de 2014
COORDENADAS CARTESIANAS
O SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS OU PLANO CARTESIANO, FOI CRIADO POR RENÉ DESCARTES, COM O OBJETIVO DE LOCALIZAR PONTOS.
É FORMADO POR DOIS EIXOS PERPENDICULARES QUE SE CRUZAM. O EIXO HORIZONTAL (X) É CHAMADO DE ABCISSA E, O EIXO VERTICAL (Y) É CHAMADO DE ORDENADA.
AS COORDENADAS SÃO REPRESENTADAS PELOS PARES ORDENADOS (X;Y), OBSERVANDO-SE PRIMEIRAMENTE OEIXO X E POSTERIORMENTE O EIXO Y, PARA SE LOCALIZAR O PONTO.
QUANDO O PONTO NÃO ESTIVER SOBRE UM DOS EIXOS, ESTARÁ EM UM DOS QUADRANTES.
SÃO MUITO UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES E, ASSOCIADOS À LATITUDE E À LONGITUDE NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS.
SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS
MARCAM POSIÇÕES DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL E A INCIDÊNCIA DE RAIOS SOLARES NA SUPERFÍCIE TERRESTRE, ALÉMDE INAUGURAREM AS ESTAÇÕES DO ANO.
A INCLINAÇÃO DO EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA, ALIADA AO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, INTERFERE NA QUANTIDADE DE INCIDÊNCIA (QUE ATINGE) A SUPERFÍCIE TERRESTRE. COMO RESULTADO, TÊM-SE A EXISTÊNCIA DAS ESTAÇÕES E UMA DIFERENÇA NA DURAÇÃO DOS DIAS E DAS NOITES AO LONGO DO ANO.
GRAÇAS À INCLINAÇÃO DO EIXO TERRESTRE EM RELAÇÃO AO SOL, A INCIDÊNCIADOS RAIOS SOLARES NOS HEMISFÉRIOS NORTE E SUL, É DIFERENTE.
SOLSTÍCIO
QUANDO O SOL ATINGE SEU LIMITE MÁXIMO, AO SUL, INICIA-SE O VERÃO, COM O DIA MAIS LONGO DO ANO. (SOLSTÍCIO DE VERÃO)
QUANDO O SOL ATINGE SEU LIMITE MÁXIMO, AO NORTE, INICIA-SE O INVERNO, COM A NOITE MAIS LONGA DO ANO. (SOLSTÍCIO DE INVERNO).
OCORREM DOIS SOLSTÍCIOS POR HEMISFÉRIO DURANTE O ANO. QUANDO NO HEMISFÉRIONORTE OCORRE SOLSTÍCIO DE INVERNO, NO HEMISFÉRIO SUL OCORRE SOLSTÍCIO DE VERÃO E VICE-VERSA. O MESMO OCORRE COM OS EQUINÓCIOS.
EQUINÓCIO
OS EQUINÓCIOS OCORREM QUANDO O HEMISFÉRIO NORTE E O HEMISFÉRIO SUL POSICIONAM-SE IGUALMENTE EM RELAÇÃO AO SOL.
ENQUANTO OS SOLSTÍCIOS INAUGURAM INVERNO E VERÃO, OS EQUINÓCIOS INAUGURAM PRIMAVERA E OUTONO

LATITUDE E LONGITUDE
LATITUDE É A DISTÂNCIA AOEQUADOR MEDIDA AO LONGO DO MERIDIANO DE GREENWICH. É MEDIDA EM GRAUS, DO ZERO GRAU, NO EQUADOR, ATÉ NOVENTA GRAUS, TANTO PARA NORTE, COMO PARA SUL.
LONGITUDE É A DISTÂNCIA AO MERIDIANO DE GREENWICH MEDIDA AO LONGO DO EQUADOR. É MEDIDA EM GRAUS, DO ZERO GRAU, NO MERIDIANO, ATÉ 180 GRAUS, TANTO PARA LESTE, COMO PARA OESTE.
LATITUDE COMBINADA COM LONGITUDE, PODE DAR A POSIÇÃO PRECISA DE UM LUGARNA TERRA.
MERIDIANOS: TODOS OS MERIDIANOS SÃO SEMICÍRCULOS MÁXIMOS (180 GRAUS), CUJOS EXTREMOS COINCIDEM COM OS PÓLOS NORTE E SUL, VÃO NA DIREÇÃO NORTE/SUL, SÃO SEPARADOS PELA LINHA DO EQUADOR E PODEM SER TRAÇADOS INFINITAMENTE SOBRE O GLOBO.
PARALELOS: SÃO CÍRCULOS MENORES COMPLETOS, SEMPRE PARALELOS ENTRE SI, VÃO NA DIREÇÃO LESTE/OESTE E, AO SE ENCONTRAREM COM UM MERIDIANO, FORMAM ÂNGULOSRETOS E VÃO DIMINUINDO À MEDIDA QUE SE AFASTAM DA LINHA DO EQUADOR. COM EXCEÇÃO DOS PÓLOS NORTE E SUL, QUALQUER PONTO ESTÁ SITUADO SOBRE UM PARALELO.

HEMISFÉRIOS
EM GEOGRAFIA, HEMISFÉRIO CORRESPONDE A UMA METADE DA SUPERFICIE DO GLOBO TERRESTRE, LIMITADO POR UM CÍRCULO MÁXIMO (MERIDIANO OU EQUADOR).
AS DIVISÕES SÃO FEITAS A PARTIR DESSAS DUAS LINHAS IMAGINÁRIAS:
NORTE-SUL: TERRA DIVIDIDA AOMEIO, PELO EQUADOR, EM HEMISFÉRIOS NORTE E SUL.
LESTE-OESTE: TERRA DIVIDIDA AO MEIO, PELO MERIDIANO DE GREENWICH (INGLATERRA), OU OUTRO MERIDIANO DE REFERÊNCIA, EM HEMISFÉRIOS OCIDENTAL (A OESTE) E ORIENTAL (A LESTE).

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO
ROTAÇÃO É O MOVIMENTO QUE A TERRA EXECUTA EM TORNO DE SI MESMA, NO SENTIDO OESTE-LESTE E, MEDIDO NA ALTURA DA LINHA DO EQUADOR, LEVA 23NORAS, 56 MINUTOS E 4 SEGUNDOS PARA COMPLETÁ-LO, OCASIONANDO A SUCESSÃO ENTRE DIA E NOITE.
DESSE MOVIMENTO RESULTA O FUSO-HORÁRIO, DIVISÃO EM HORAS DO GLOBO TERRESTRE, NUM TOTAL DE 24 HORAS, SENDO 12 FUSOS PARA LESTE E, 12 FUSOS PARA OESTE, A PARTIR DO MERIDIANO DE GREENWICH (HORA BASE). CADA FUSO, TANTO PARA LESTE, COMO PARA OESTE, POSSUI UMA HORA E, TODOS OS LUGARES COMPREENDIDOS PELO FUSO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coordenadas cartesianas
  • Sistema de Coordenadas Cartesiana
  • Coordenadas cartesianas e geográficas
  • Em coordenadas cartesianas ortogonais, a equação
  • APLICAÇÕES PRÁTICAS DE COORDENADAS CARTESIANAS
  • Integrais Duplas em COORDENADAS CARTESIANAS
  • Sistema de coordenadas cartesianas
  • Acidente Geográfico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!