Coordenação

Páginas: 14 (3445 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
A Lei 9.394, de 20/12/96, a LDB, trouxe profundas modificações para o ensino superior. Além de introduzir o conceito da avaliação permanente do ensino de graduação, acabou com a obrigatoriedade da existência de departamento nas instituições de ensino superior. O impacto da exigência de avaliação permanente no ensino superior é por demais conhecido. Tanto o MEC quanto as IES se apressaram emcolocar a Avaliação em destaque. Por parte das IES começaram a aparecer, logo em seguida, os primeiros planos de avaliação institucional, muitos deles priorizando apenas os aspectos de avaliação docente. De sua parte o MEC desencadeou uma série de ações avaliativas, iniciando pelo Exame Nacional de Curso - ENC, o Provão, hoje renomeado para ENADE, seguindo-se as avaliações das condições de oferta quepassou a denominar-se "avaliação das condições de ensino" e mais recentemente de Avaliação dos Cursos de Graduação. Esta tem servido de base para novas autorizações e reconhecimento de cursos.

Os processos de avaliação executados pelo MEC e pelas próprias IES têm sido a face mais visível dos impactos provocados pela LDB e nesse cenário, surge a figura do coordenador de curso que tem se reveladode fundamental importância.

O Departamento e o Coordenador de Curso: Passado/Futuro
A antiga LDB, Lei 5.540/66, definia o departamento como a menor estrutura acadêmica da. Na maioria dos casos o departamento era constituído por um único curso e o chefe do Departamento acumulava a função de coordenador do curso. O departamento servia mais como uma unidade vinculadora do corpo docente de umcurso. Nesse sentido, o coordenador de curso, que supostamente (mesmo pela antiga LDB) deveria cuidar dos aspectos acadêmicos do curso, acabava sendo absorvido pela gestão administrativa do órgão. Esta situação de duplicidade, Chefia de Departamento (administrativo)/Coordenador de Curso, ainda predomina em muitas instituições mesmo após o advento da nova LDB (Lei 9.394/96). Isto de certa formaprejudica o desempenho acadêmico do curso, pois, o perfil do coordenador do curso - eminentemente acadêmico - não é o mesmo da chefia puramente administrativa departamental e institucional.

Com a reestruturação obrigatória de seus estatutos e regimentos esperava-se que as instituições de ensino buscassem modificar essa prática que vem sendo usada há mais de 35 anos.Porém, pouco se progrediu, pois ocoordenador tradicional tem desempenhado apenas o papel de gestor de recursos burocráticos, preocupando-se mais com as atividades internas do departamento/curso, esquecendo-se da articulação externa envolvendo os docentes e a comunidade. Essa atitude passiva, reativa, beneficia apenas o "status quo", inibindo a liberdade e as contribuições à discussão e ao progresso curricular.Tal situação, docoordenador burocrata, reativo e operacional, deve ser mudada de modo a garantir uma contínua melhoria da qualidade do curso.

Para se atingir esse objetivo é necessário que o perfil e as funções atribuídos ao novo coordenador de curso sejam bem definidos.

Perfil e Funções do Coordenador de Curso
O Coordenador do Curso deve cuidar exclusivamente da gestão acadêmica do curso. Isto implica dizerque as funções administrativo-institucionais devem ficar à cargo de outros gerentes, o diretor da faculdade e os administradores do campus, conforme a estrutura regimental da instituição de ensino. O próprio MEC instituiu alguns indicadores para o perfil e funções do coordenador de curso, destacando os seguintes:

" A participação do Coordenador do Curso nos órgãos colegiados acadêmicos da IES.
"Experiência profissional acadêmica
" Experiência profissional não-acadêmica (relacionada ao curso).
" Área de Graduação (pertinência com o curso):
" Titulação - Dr/MS/Especialização (pertinência com a área do curso)
" Regime de trabalho na Instituição.

Sobre o perfil do Coordenador de Curso é importante que, antes de tudo, seja um lídercapaz de incentivar e favorecer a implementação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coordenação
  • Coordenação
  • Coordenação
  • O que é Coordenação
  • Coordenação
  • Coordenação
  • Coordenação
  • coordenação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!