Cooprocessamento

Páginas: 13 (3178 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2015
Centro Universitário Newton Paiva
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
Curso Engenharia Química


Alessandra PedrosaSilvestre
Camila Moreira Reis
Helen Priscila Moreira
Patrícia Aline Fernandes




Co-Processamento




Professor: Gilberto da Silva




Belo Horizonte
Março / 2015
Sumário

1- Introdução 3
2- Objetivo 4
3- Metodologia 4
4- Conceitos importantes 13
5- Conclusão 15
6-Bibliografia 16

















1- Introdução
O aumento populacional e a crescente demanda por produtos industriais têm levado a um aumento na geração de resíduos e a busca por alternativas ambientalmente adequadas para a sua gestão. Neste cenário, o coprocessamento desponta como solução ambientalmente segura e sustentável de destinação de resíduos na medida em que integra o processo produtivo industrialcom o processo de destruição dos resíduos, dentro do marco regulador existente, e em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010.(1)
O coprocessamento de resíduos é uma técnica que consegue destruir grandes quantidades de resíduos industriais de maneira responsável e definitiva, que, além da destinação dos resíduos, permite, ainda que parcialmente, reduzir o uso decombustíveis ou matérias-primas tradicionais não-renováveis na fabricação do cimento. A solução de destinação de resíduos através do coprocessamento vem sendo adotada por países desenvolvidos desde a década de 1970 e desde então, vem está sendo difundida e utilizada em todo o mundo. De acordo com Cavalcanti (1996), as atividades de coprocessamento de resíduos no Brasil foram iniciadas na década de 1990, noEstado de São Paulo. Existem atualmente 65 fábricas de cimento instaladas no Brasil, sendo que 35 estão licenciadas pelos órgãos ambientais para co-processar resíduos, possuindo uma capacidade 15 potencial de destruição de 2,5 milhões de toneladas de resíduos com composições diversas. A utilização desses resíduos como combustível alternativo já representa uma substituição de 15% de combustíveisfósseis não-renováveis (SNIC, 2010). (2)
A Votorantim Cimentos, uma das maiores empresas globais do setor de materiais essenciais de construção realiza o coprocessamento de resíduos industriais nas suas fábricas de cimento. Desde então tem realizado investimentos para aprimorar esta tecnologia e já coprocessou mais de 3 milhões de toneladas de resíduos. A empresa destaca-se por sua excelênciaoperacional e logística, seu sistema de gestão replicável, atração e desenvolvimento de talentos e o compromisso com a responsabilidade socioambiental. (3)

2- Objetivo
Este trabalho tem o objetivo de mostrar que o Co-processamento pode ser uma ótima opção para eliminar termicamente os resíduos industriais como forma de reaproveitamento de energia e matéria-prima, abrangendo dois conceitos importantes dahierarquia de gestão de resíduos, a recuperação e a reciclagem. Além apresentar o sistema de gestão da Indústria de Cimento Votorantim no Co-processamento como uma alternativa segura e eficiente para eliminação de resíduos industriais.
3- Metodologia

3.1- cenário
O cenário do Brasil em relação às fábricas de cimento mostra que das 51 plantas instaladas para a produção do clinquer Portland, 36estão licenciadas para o co-processamento de resíduos, conforme a figura 1.


Figura 1: Cenário do Brasil em relação as fabricas de cimento e unidades de co-processamentos.
A região Sudeste possui o maior número de plantas licenciadas (17) para o co-processamento, representando 33% do total de plantas licenciadas.
Os dados sobre resíduos co-processados são coletados junto às empresas que co-processamresíduos e consolidados pela ABCP.
Os resíduos co-processados no Brasil representam um passivo ambiental de 1,3 milhões de toneladas, sendo que os pneus representam (17%), equivalentes a 45 milhões de pneus de automóveis, já os substitutos de matérias primas representam 29% (391.000 t) e resíduos com poder calorífico correspondem a 71% (951.000 t) do total co-processado, conforme gráfico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!