Cooperativas de Crédito

Páginas: 14 (3420 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
1. Introdução

Este trabalho tem por finalidade falar sobre As Cooperativas de Crédito no Brasil, tendo por objetivo geral analisar os objetivos e os benefícios das cooperativas de crédito. Portanto, nos mostra que ser um cooperado nos trás melhorias, tanto no campo empresarial como pessoal, pois uma cooperativa fomenta o crescimento e desenvolvimento da região e assim gera mais oportunidades.Dentro desse contexto, esse trabalho se justifica, pois resume os principais pontos, servindo de base para outros trabalhos, e contribuindo como fonte de informações para Estudantes e demais interessados que atuem nessa área.
A história do cooperativismo de crédito no Brasil começa a ser construída no Rio Grande do Sul, em 1902, através do trabalho idealizado por um padre jesuíta chamadoTheodor Amstad. Após conquistar a confiança dos colonos e imigrantes europeus, ele implanta, na localidade de Linha Imperial em Nova Petrópolis – RS, a primeira cooperativa de crédito brasileira, na intensão de possibilitar a estas pessoas, o acesso a recursos financeiros para o desenvolvimento de suas lavouras.
Tão importante quanto sua missão de trazer uma possibilidade de desenvolvimento sustentado,harmônico e democrático, o padre contribuiu para o fortalecimento do sentimento de comunidade, em que a união de indivíduos traria benefícios para todos. O objetivo da criação de uma cooperativa de crédito é justamente satisfazer as necessidades econômicas comuns de um grupo de pessoas unidas solidariamente em torno de um empreendimento, também comum.
As cooperativas de crédito estimulamfortemente o empreendedorismo, a expansão do microcrédito cooperativo e a formalização de micros e pequenas empresas, facilitando o acesso ao crédito e a financiamentos com taxas mais acessíveis que instituições financeiras convencionais. Dessa forma, torna-se necessário um plano de ação efetivo que comtemple todas as etapas de um processo de captação de recursos: identificação, motivação e participaçãosistemática de apoiadores e busca de recursos públicos também podem ser uma alternativa para o desenvolvimento.
As cooperativas competem o relacionamento com os associados e com a comunidade em que estão inseridas, notadamente no que se refere aos aspectos negociais próprios e a organização do quadro social. O papel destas cooperativas consiste no desenvolvimento das carteiras de produção deprodutos e serviços e supervisão, controle de suas operações bem como nos serviços administrativos e nas demais atividades.
Facilita o acesso ao mercado financeiro e programas especiais de financiamento, oferece soluções em meios eletrônicos de pagamentos aos associados, consórcios, desenvolver programas educacionais e culturais voltadas para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo decrédito, organizar e promover eventos culturais para o desenvolvimento da região, captar recursos para investimentos fixos e a manutenção de projetos culturais.

1.1 Assunto
Cooperativismo
1.2. Delimitação do assunto
Benefícios e objetivos das Cooperativas de Crédito no Brasil.
1.3. Problema
Quais os objetivos e qual a importância das cooperativas de crédito no Brasil.
Quais os benefícios ascooperativas de crédito trazem para a sociedade e seus associados.
1.4. Objetivos
1.4.1. Objetivo Geral
Analisar os objetivos e os benefícios das cooperativas de crédito no Brasil.
1.4.2. Objetivos Específicos
Identificar os objetivos das cooperativas de crédito no Brasil.
Identificar os benefícios que as cooperativas trazem à sociedade brasileira.
Verificar a satisfação dos associados.
1.5.Justificativa
A escolha deste tema prende-se ao fato de que esse assunto é relevante para área contábil, o que irá contribuir para o enriquecimento do nosso desempenho profissional.
Dentro desse contexto, esse trabalho se justifica, pois resume os principais pontos, servindo de base para outros trabalhos, e contribuindo como fonte de informações para Estudantes e demais interessados que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativas de Crédito
  • COOPERATIVA DE CRÉDITO
  • Cooperativas de credito
  • O que é cooperativa de crédito
  • COOPERATIVAS DE CREDITO
  • Cooperativas de crédito
  • Cooperativas de crédito
  • Cooperativas de credito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!