Cooperativa

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
SUMÁRIO

Pesquisa...............................................................................................................3
Exercícios com base em pesquisa feita ..............................................................4

Em 2010 dois estudos apontaram a empresa como a primeira da lista. A pesquisa “Top 100 Ideal Employer”, realizada pela consultoria Universum Global e a “Aempresa dos sonhos dos jovens”, realizada pela Cia de Talentos, Nextview e TNS. Agora, os jovens sonham em trabalhar no Google.
O Google deixou de ser apenas uma ferramenta de busca na internet. A empresa foi iluminada por holofotes e todos passaram a olhar para ela de forma curiosa e maneira exaltante.
A empresa está em evidência, e provavelmente continuará, por ter uma cultura diferente dasoutras. O Google é movido por tecnologia e inovação e estes conceitos são aplicados no dia a dia. Para que os funcionários consigam criar e inovar, é necessário um ambiente descontraído em que eles se sintam instigados e a vontade. Ou seja, a cultura é muito bem definida e levada a risco. No Google os colaboradores trabalham em um regime flexível, mas que exige empenho, criatividade, comprometimentoe o primordial: produtividade. A empresa investe na satisfação de seu público interno, mas também é exigente quanto a cobrar resultados favoráveis. Por esse esforço, o Google foi considerado, em 2012, o melhor lugar para se trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa anual Great Place to Work – GPTW, publicada com exclusividade por Época Negócios. Em 2010 o Google ficou em 15º lugar entre as 530empresas avaliadas. Conquistou, ainda, o primeiro lugar nesta mesma pesquisa nos Estados Unidos, publicada pela revista Fortune, em 2007 e 2008.

“Os benefícios existem para que os funcionários se sintam cuidados e em casa. Aqui, seu chefe não vai brigar por você estar jogando o expediente, mas sim por não tê-lo chamado [...] Com tantas mentes brilhantes, é preciso ter menos regras”, brinca odiretor de Recursos Humanos da empresa para a América Latina em 2009, Sr. Deli Matsuo.

Além de tantos benefícios, a empresa trabalha para que as “mentes brilhantes” permaneçam brilhantes, incentivando a atualização e aprimoramento de conhecimento por meio da verba destinada à educação, concedida para que os funcionários possam fazer cursos de línguas, MBA’s ou cursos de pós-graduação. Cadacolaborador pode, ainda, gastar 20% do seu tempo (o que equivale a um dia por semana) para se dedicar a projetos pessoais.
As políticas de benefício da empresa têm se mostrado eficientes: em quatro anos no Brasil, somente 3% da equipe colaborativa foi renovada, sendo que 2,5% pediram demissão para fazer mestrado ou doutorado.
Para que sejam tomadas decisões como aumentos, promoções e bônus, a Googlemantém um comitê responsável por avaliar o desempenho de cada profissional.
O relacionamento de confiança e responsabilidade mostra o que os colaboradores mais apreciam na empresa: a autonomia individual, a livre circulação de informação e a liberdade de comunicação e debate, independentemente de hierarquia.
Tal liberdade e autonomia dada aos colaboradores começaram a ser esboçada nosdepartamentos de pesquisa de empresas americanas durante a corrida espacial e armamentista. Naquela época já se possuía a noção de que deixar indivíduos inteligentes e focados se organizar de maneira livre, poderia levar a resultados mais efetivos.


Os 12 fundamentos
O processo de gestão utilizado pela Google é estruturado com base em 12 princípios:
1. Conheça profundamente sua equipe antesde fazer mudanças;
2. Procure o consenso ao invés de impor decisões;
3. Tome decisões claras e assuma a responsabilidade por suas ações;
4. Você trabalha para sua equipe e não ao contrário;
5. Coloque a mão na massa;
6. Compartilhe as informações com a equipe;
7. Resultados têm maior impacto do que politicagem;
8. Arrisque-se. O fracasso pode trazer grande aprendizado;
9. Construa um bom...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cooperativa
  • Cooperativas
  • cooperativa
  • Cooperativa
  • cooperativa
  • A COOPERATIVA
  • Cooperativas
  • Cooperativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!