Cooperativa de Reciclage Coopcarmo - Relatório de Ergonomia

2236 palavras 9 páginas
CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca UnED Nova Iguaçu

RELATÓRIO TRÊS DE ERGONOMIA

Bruno Guimarães
Ocimar de Oliveira
Thiago Ordeno

Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Agosto de 2013
RESUMO

Este relatório tem como objetivo descrever a situação inicial encontrada após primeiro contato com os trabalhadores da cooperativa de reciclagem Coopcarmo, e através das informações obtidas, dar início a análise da ação ergonômica que será demandada.

SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. Dados Organizacionais 4
3. Perfil Epidemiológico da Organização 5
4. Descrição Inicial da Tarefa 6
5. População do Posto a Ser Estudado 7
6. Descrição Detalhada da Tarefa 8
7. Corpo e Dores 9
8. Layout do Galpão 12
9. Arranjo Físico 13
10. Fotos 14
11. Ambiente 20
12. Pré-Diagnóstico 21
13. Pré-Diagnóstico 21
14. Tabela de Diagnóstico e Recomendações 21

1. INTRODUÇÃO
A Coopcarmo
A Coopcarmo é uma cooperativa de reciclagem que se localiza no município de Mesquita-RJ, com população aproximada de 185.000 habitantes e área de 35.000 km², bairro Jacutinga.
A cooperativa está de pé há mais de 20 anos realizando o seu trabalho de Coleta Seletiva recolhendo materiais recicláveis secos. A organização surgiu através da determinação das mulheres da região em conjunto com um padre da paróquia local, cuja ideia era procurar uma alternativa para o desemprego que estava exercendo um certo “estrangulamento” sobre as condições de vida da maior parte da população que ali vivia.
Esse grupo então, começou a se organizar e permitir que mulheres, com chances ínfimas contra o desemprego devido à baixa escolaridade e inúmeros problemas, recolhessem lixo que poderiam ser reciclados para venda após passarem por uma triagem.

2. DADOS ORGANIZACIONAIS
A Coopcarmo é organizada em presidente, diretora de produção, diretora financeira, administradora e mais 10 cooperativados. Atualmente, as atividades podem ser divididas em

Relacionados