COOPERATIVA DE CRÉDITO

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LUIZ MENDES
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS






JUSSARA LÁZARO DE FREITAS FERREIRA







COOPERATIVA DE CRÉDITO – O QUE É E QUAIS SEUS BENEFICIOS PARA O ASSOCIADO














João Pessoa
2012
jussara lázaro de freitas ferreira









COOPERATIVA DE CRÉDITO – O QUE É E QUAIS SEUS BENEFICIOS PARA O ASSOCIADOProjeto de Pesquisa apresentado como requisito para a obtenção da 3ª nota da disciplina Metodologia Científica do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Luiz Mendes


Orientador: Profª. Jiuliharleane Jerônimo Gomes








João Pessoa
2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 04
1.1 OBJETIVOS 04
1.2 HIPÓTESES 05
1.3 JUSTIFICATIVA05
2 REVISÃO DA LITERATURA 06
3 METODOLOGIA 08
4 CRONOGRAMA 09
REFERÊNCIAS 10
ANEXO ......................................................................................................................11




1 INTRODUÇÃO

Este projeto tem a importância de avaliar as diferenças entre o cooperativismo de crédito e uma Instituição Financeira comum – Banco, estudando seusconceitos, princípios, características e objetivos.
Para entendermos melhor sobre Cooperativa de Crédito temos que nos basear no que é cooperativismo. “Cooperativismo é uma doutrina econômica que se baseia na cooperação e que opera como sistema reformista da sociedade que quer obter o justo preço, através do trabalho e ajuda mútua.” (Manual do dirigente cooperativista, 2001)
Diantedisso, destaco o conceito de cooperativa de crédito na lei espanhola:
“Art. 1. Natureza. São cooperativas de crédito as sociedades constituídas com base na presente lei, cujo objeto social é servir as necessidades financeiras de seus sócios e de terceiros, mediante a prática das atividades das instituições de crédito.”
As cooperativas de créditos têm objetivo de prestar serviços decrédito e serviço de natureza bancaria com condições mais favoráveis aos seus associados.
No Brasil as cooperativas de créditos dividem – se em dois principais grupos: as rurais e as urbanas. As cooperativas de créditos urbanas são maioria no Brasil. Cooperativas de crédito são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil.
Diante de estudos, foi observado que ascooperativas de créditos vêm evoluindo no Brasil por atuarem como uma sociedade de pessoas que estão ligadas a justiça social, união, democracia e solidariedade.


1.1 OBJETIVOS

Objetivo Geral

Avaliar os benefícios oferecidos por uma Cooperativa de Crédito em comparação a uma instituição financeira – Banco.

Objetivos Específicos

- Mostrar as vantagens de ser associado.- Procurar definir de forma clara todos os objetivos do cooperativismo, com finalidade econômica e social.

1.2 HIPÓTESES

Os levantamentos iniciais apontam que os bancos e as cooperativas de crédito, ambos são entidades de segmento financeiro, porém com objetivos distintos.
Enquanto os bancos têm suas preferências exclusivas para obtenção de capital, ascooperativas têm como suas preferências às pessoas e este trabalho buscará através de conceitos apontarem as principais diferenças entre essas entidades.


1.3 JUSTIFICATIVA

Através desse estudo observa-se que as cooperativas de créditos oferecem serviços com mais vantagens e benefícios para seus associados. Visto que o grande capital dessas cooperativas são as pessoas.Diante disso, nota-se que ser associado (dono cooperativo) é mais do que ser simplesmente um usuário de operações (mero cliente). Cada cooperado é um sócio, com participação efetiva na gestão e na responsabilidade pelo sucesso da entidade.
Sem contar que uma entidade cooperativista de crédito tem uma atuação social, o que a torna como uma entidade diferenciada em um mercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativas de Crédito
  • Cooperativas de credito
  • O que é cooperativa de crédito
  • COOPERATIVAS DE CREDITO
  • Cooperativas de crédito
  • Cooperativas de crédito
  • Cooperativas de credito
  • Cooperativas de credito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!