Coonsorcio goiaba

388 palavras 2 páginas
Consórcio diminui custos de implantação de pomares
TER, 07 DE AGOSTO DE 2012 21:26
Com o objetivo de incentivar o aumento dos plantios dos pomares e também em função das demandas existentes na região por frutas diversas, os produtores estão seguindo as orientações técnicas da Epagri, no sentido da diminuir os custos de implantação dos pomares com a introdução de plantios de outras culturas nas ruas ou entre linhas.

Uma das boas práticas agrícolas orientadas e adotadas por estes produtores é o do plantio de hortaliças entre as filas das culturas plantadas. Um exemplo é o do produtor Danilo Bucoski da comunidade de Linha Capinzal, município de Chapecó, que realizou o plantio da cultura do repolho em consórcio com os plantios de banana, goiaba e abacaxi. O plantio desta hortaliça, em área de 0,4 hectares resultou na produção de 21 toneladas, com bom rendimento bruto de R$21 mil, e um valor líquido de R$15 mil, vendidos ao Programa PAA do Governo Federal.
O referido produtor foi escolhido para conduzir uma Unidade de Referência Técnica – URT , implantada em sua propriedade com recursos do Programa SC Rural, do Governo Estadual. “Temos observado a eficácia desta prática nos pomares com estas culturas, como a ocorrida na propriedade de Danilo”, disse o responsável pelo Programa Fruticultura, da Unidade de Gestão Técnica (UGT-1), Gilberto Barella.
Para o engenheiro agrônomo da Epagri de Chapecó, Ivan Tormem, são tecnologias simples e rentáveis como esta, introduzidas na fruticultura do Oeste Catarinense, que aumentam a área de produção e beneficiam os pequenos produtores, principalmente pela diminuição dos custos de implantação até as primeiras produções, o que geralmente vai até os primeiros anos (terceiro ou quarto ano), quando então se consegue grande volume de produção por área e aumento da renda dos pomares. .
“Após as primeiras produções das frutíferas tropicais, deixa-se de fazer o plantio de outras culturas nas ruas ou entre linhas, desde que a

Relacionados