Conversão e estigma: etnografando modelo terapêutico para usuários de spa

5464 palavras 22 páginas
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Colegiado de Ciências Sociais
Professor: Decides Marques

Conversão e Estigma: Etnografando modelo terapêutico para usuário de SPA

Juazeiro, outubro de 2012.

Apresentação:
O presente trabalho objetiva analisar os dados obtidos através da pesquisa:
“Cuidar do corpo e da alma – fase 2: concepções e práticas religiosas na atenção à usuários de substâncias em Petrolina-PE e Juazeiro-BA” financiado pelo

CNPq.

Através de uma abordagem etnográfica concentramos esforços em um “centro de recuperação” evangélico de usuários de substâncias psicoativas (SPA)1. Procuramos compreender a modalidade de tratamento proposta por grupos evangélicos em JuazeiroBA, identificando representações de pessoas envolvidas no tratamento e verificando a imbricação destas representações com noções de saúde/doença e ideais de vida.
Especificamente nesse trabalho pretendo expor as representações do grupo estudado acerca do tratamento proposto. Quais as visões e os objetivos do “centro de recuperação” no que diz respeito ao tratamento oferecido aos usuários de SPAs? Qual o papel da religião dentro desse contexto? Como os usuários na posição de ser institucionalizados interpretam ao tratamento proposto pela instituição? .
Para a formulação de respostas as indagações expostas foram utilizadas as anotações e impressões feitas em campo no contato de aproximadamente um ano de pesquisa com “centro de recuperação”. Foram utilizadas as sistematizações dessas observações com perspectivas de alguns autores que tratam da problemática que serão expostos adiante.
Agradeço primeiramente aos informantes que tiveram toda a generosidade de fornecer informações, que muitas vezes, chegaram ao intimo da sua vivênci a como usuário, agradeço principalmente o carinho, a paciência e a confiança que depositaram no meu trabalho e a mim. Agradeço também ao meu colega de pesquisa Matheus
Ricarte, pelas trocas de “figurinhas” e dificuldades de

Relacionados