Conversas e controvérsias: o ensino da historia no brasil (1980-1998)

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Conversas e Controvérsias: O ensino da Historia no Brasil (1980-1998)

Grande parte das criticas direcionadas atualmente ao ensino de história trata de questões epistemológicas, metodológicas epoliticas que foram se constituindo ao longo da trajetória da história como disciplina escolar.
No Brasil, o ensino de história tem sido objeto de intensos debates acadêmicos e escolares nas duasultimas décadas. Em 1838, em meio ao período regencial e sob forte influencia do pensamento francês, foi criado no Rio de Janeiro o Colégio Pedro II, PRMEIRO ESTABELECIMENTO PUBLICO DE ENSINO SECUNDARIONO PAÍS.
O ensino de história sofreu, na sua origem, uma significativa influencia francesa. Como o objetivo era constituir a nação brasileira a modelo francês atrais pelos ideais, costumes einstituições que possuía. Tinha o papel de formar juízos de valor e o patriotismo, necessários a constituição da identidade brasileira.
Tratava-se de uma história eurocêntrica, eu apresentava acivilização como origem e modelo para todas as historias da humanidade. O ensino desta historia manteve-se no país ao longo do Império, um caráter elitista e ideológico.
No que se refere aos métodos de ensinohavia claro predomínio da memorização e da repetição oral e/ou escrita dos conteúdos, com certa inspiração pedagógica no ensino jesuítico, baseados no modelo do catecismo, com perguntas e respostas.Nos primeiros anos do período republicano, desenvolve-se vigorosa discussão em torno de questões nacionais. No capo educacional, o debate girou em torno da necessidade de construir um sistemanacional de ensino, todavia, como as reformas eram geralmente concebidas dentro de gabinetes ministeriais, não obtiveram êxito no sentido de mobilizar a sociedade.
José Verissimo apontava a desorganizaçãoda instrução publica como um dos maiores problemas nacionais, visto que ela jamais conseguira influenciar a formação de um espirito nacional. Alguns fatores contribuíram para a ausência desse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino de história no brasil na década de 1980: transformações didáticas e pedagógicas
  • Ensino de historia no brasil
  • História do Ensino no Brasil
  • A história do ensino superior no brasil
  • As transformações do ensino da história no brasil
  • História do ensino superior no brasil
  • A história do Ensino Fundamental no Brasil
  • História do ensino das artes no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!