Conversas sobre avaliação e comunicação

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Os referentes textos tem como objetivo “conversar” sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Conversar, pois foram elaboradas com a intenção de que cada leitor possa participar da conversa, eintervir, criticar ou concordar se acaso achar necessário.
Os autores manifestam a idéia de que há particularidades na relação de cada pessoa com a avaliação, que suscitam diferentes sentimentos e emoçõese, portanto, diferentes formas de entendimentos e de atribuição de sentido.
O primeiro texto aborda uma crítica a forma como as diferenças são tratadas em algumas escolas. Como diz o autor: “Ficammarcadas pela tentativa de igualar a todos, de ignorar as diferenças ou tratá-las com estranhamento.” As diferenças são tratadas com ‘anormalidades’, quando na verdade todos as pessoas possuem algo deespecial que deve ser visto com atenção, sendo isso algo normal.
O texto seguinte começa com um breve relato do autor no passado, sobre um diálogo entre professores e ele; ao questionar o porque deerros próprios em suas avaliações, na qual esses questionamentos receberam respostas pouco convenentes e muitas vezes até um silêncio. Mostra-se também a classificação que é feita aos alunos como“normais” e “anormais”, cujo os que tem anormalidade são apenas crianças que, assim como todas as outras, possuem dificuldades em algo. Estes são considerados incapazes de reagir como os demais.
Critica-se aqualidade das ditas avaliações entre os docentes e discentes, e mostra-se a necessidade de buscar outras maneiras de aplicar estas de uma forma mais eficaz, porém, sem abolir as formas já usadaspara avaliações.
No tópico: “Por entre falas de jovens, outros fios para pensar a avaliação.”, trata-se de um questionamento que diz respeito ao engajamento dos jovens na discursão sobre avaliações.Jovens que vivenciaram “fracasso escolar” e que podem ajudar a resolver o que falta para que o tema seja mais eficaz, no caso, buscar as causas de indisciplinas e desinteresses contidos no contexto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionario de Avaliaçao sobre comunicaçao interna
  • Conversa sobre terapia
  • Conversa franca sobre o bullying
  • Conversas sobre política
  • Conversa sobre terapia doc
  • Conversas sobre política
  • Conversas sobre sexualidade em família
  • RESENHA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!