Conversa de bois: uma epopéia sertanejo-moderna

Páginas: 13 (3008 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2012
Conversa de bois: Uma Epopéia Sertanejo-Moderna *
Antonio Carlos Xavier**
Resumo
No conto Conversa de bois encontram-se rastros necessários para a configuração de uma epopéia sertanejo-moderna: há um acontecimento no passado, Manoel Timborna conta ao narrador algo já vivido pelos personagens, como um processo de iniciação para Tiãozinho; a presença do fantástico, quando os bois assumem acondição humana da fala, não são mais os deuses do Olimpo humanizados, com ciúmes ou simpatia, mas animais próximos dos homens, fazendo as vezes dos deuses, ajudando o herói; prêmio para o herói; a luta entre forças do bem e do mal; e por último, o uso da memória, na travessia oral entre o narrado e a narração, com um narrador heterodiegético com relação à história contada no passado, pois não participacomo personagem. Com base em estudos realizados pelo Professor Anazildo Vasconcelos da Silva, no livro Formação épica da literatura brasileira, a comunicação objetiva encontrar traços da epopeia no conto em questão.

Palavras-chave: Literatura. Epopéia. Modernismo. Guimarães Rosa





*Parte deste artigo foi apresentado no 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º CongressoInternacional de Lusofonia do IP - PUC/SP, 2006, São Paulo. Lusofonia Memória e Diversidade Cultural. São Paulo : PUC/SP, 2006.
** Professor do Departamento de Letras da FAFIMAN





Conversa de bois: Uma Epopéia Sertanejo-Moderna

Antonio Carlos Xavier (FAFIMAN )

“As vacas e os cavalos são seres maravilhosos”
(ROSA, 1991,67)


Para Goethe “todo trágico se baseia numa contradiçãoInconciliável (...) pode situar-se no mundo dos deuses, e seus pólos opostos podem chamar-se Deus e homem, ou pode tratar-se de adversários que se levantem um contra o outro no próprio peito do homem.” (LESKY, 1976, 31)
Conversa de bois, de Guimarães Rosa está no livro Sagarana, apresenta como tema de destaque a luta entre as forças do bem e do mal, trabalhada de maneira multifacetada.
O contopossui alguns traços de elementos da epopéia, pois houve um fato no passado que é narrado no tempo presente, porém entre o acontecimento passado e o momento da narração a história passa por alguns contadores, até chegar ao narrador. O narrador conta que ouviu de Manoel Timborna, que ouviu da Irara, que presenciou o fato. Portanto, como na epopéia, há o distanciamento entre as duas partes, e aindasoma-se a isso a viagem travada pelos personagens.
Para a realização da epopéia clássica era fundamental um acontecimento importante, que mexesse com a honra de um povo, e, com o distanciamento temporal, esse acontecimento adquiria uma condição mítica, que o poeta materializava em poesia épica, com a presença dos deuses agindo no mundo dos mortais. O passado adquiria na transmissão, pelo sensocomum, elementos fantásticos.
Também há no conto rastros da tragédia grega, quando a híbris se faz presente nas mortes ocorridas, por orgulho e prepotência, do boi Rodapião e de Agenor. Portanto, epopéia e tragédia caminham juntas nesse conto a ser analisado. Albin Lesky comentando sobre assertiva de Karl Jaspers a respeito da ligação entre epopéia e tragédia, afirma: “Com isso se afirmaacertadamente que a maioria dos cantos épicos transmitidos pela tradição oral, que C. M. Bowra (Heroic Poetry) estudou sua disseminação pelo mundo e com suas características essências, que em ampla medida continuam iguais, apresenta elementos do trágico.” (LESY, 1976, 23-24)
Em Conversa de bois, o narrador, assim como o poeta clássico, materializou no conto fatos oralizados por Manoel Timborna e peloanimal Irara. Não ocorre o distanciamento temporal necessário entre a narração e narrado, ocorre a narração fantástica, mítica da Irara, bem como o não-estranhamento por parte do narrador, que aceita a história contada por Manuel Timborna.
Emil Staiger apresenta algumas características da epopéia clássica, destacando a “essência épica”, como o distanciamento entre o “Eu e o Mundo, ou seja, entre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise nenhum nenhuma, e conversa de bois
  • bois
  • Sertanejo
  • Bois
  • O sertanejo
  • Epopéia
  • epopeia
  • Epopeias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!