Conversão de imagem do Google Earth para o Spring

Páginas: 9 (2007 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014


CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
COMPONENTE CURRICULAR: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
PROFESSOR: JOÃO DAMASCENO
ALUNO: LÍVIA FRAGOSO DE MELO VERÇOSA MAT: 131014790




CONVERSÃO DE IMAGEM DO GOOGLE EARTH PARA O SPRING








Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Sistema de InformaçãoGeográfica da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB






Campina Grande, Paraíba
Novembro de 2014
1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo mostrar passo a passo o processamento de imagens de satélite do Google Earth constituindo uma base para o estudo georeferenciado de uma determinada localidade.
Os Sistemas de Informações Geográficas podem ser aplicados em diversas áreas epara as mais diversas finalidades tais como estudo de impactos ambientais, planejamento urbano, redes de coleta de efluentes, mapeamento das unidades de atendimento à saúde, entre outros.
2. PROGRAMAS UTILIZADOS
Para a realização do trabalho foram utilizados os seguintes programas:
2.1. SPRING: É um Sistema de Informação Geográfica com funções de processamento de imagens, análise espacial econsulta a bancos de dados espaciais. Ele está disponível em: http://www.dpi.inpe.br/SPRING
2.2. IMPRIMA: Programa que já está incluso no pacote do SPRING. Ele executa a leitura de imagens digitais de satélite e as converte em diversos formatos, permitindo a sua utilização no SPRING.
2.3. Google Earth: É um programa de computador que permite a visualização tridimensional do globo terrestre e,consequentemente, a identificação de lugares, cidades, construções, paisagens, entre outros. Ele está disponível em: http://www.google.com/earth/index.html
2.4. PAINT: Programa de manipulação de imagens.

3. METODOLOGIA
O trabalho foi dividido em 3 etapas, sendo a primeira etapa a correspondente à delimitação da área de estudo, a marcação dos pontos extremos e de controle no Google Earth e aposterior a captura e o arquivamento da imagem em formato TIFF. A segunda etapa compreende a importação da imagem de formato “tiff” para o Impima e a sua conversão para o formato do SPRING. A terceira etapa refere-se à criação de um banco de dados e o georreferenciamento da imagem no SPRING.
3.1. Definição da área de interesse, obtenção das coordenadas dos pontos de controle e captura a imagem noGoogle Earth
3.1.1- Escolha da área a ser estudada
A área escolhida para o estudo foi o rio Gramame no trecho localizado na área industrial de João Pessoa.
A área de interesse foi identificada e capturada no Google Earth conforme a figura abaixo.
Figura 1- Cena selecionada no Google Earth
3.1.2- Obtenção das coordenadas dos pontos de controle e dos pontos extremos
O SPRING apenas trabalhacom imagens georreferenciadas, portanto, para que seja possível o desenvolvimento do trabalho é necessário marcar os pontos de controle na imagem selecionada no Google Earh.
Assim, nessa etapa são coletadas as coordenadas geográficas da área de interesse que serão utilizadas no processo de georreferenciamento da imagem no SPRING.
Os marcadores deverão estar distribuídos da seguinte forma:a) Marcação dos pontos extremos: são estabelecidos 4 marcadores localizados nos lados direito e esquerdo das extremidades superiores e inferiores da imagem.
b) Marcação dos pontos de controle: são estabelecidos 10 pontos bem distribuídos em toda a área de interesse, as coordenadas desses marcadores serão utilizadas no registro da imagem no SPRING.
Para obter uma melhor visualização da área foiocultada a barra lateral do Google Earth da seguinte forma: no ícone Visualizar  Barra lateral e desmarcou-se a opção.
Na marcação dos pontos de controle foi selecionado o ícone AdicionarMarcador. Automaticamente foi aberta uma aba onde se deve informar o nome do marcador, e coletam-se as coordenadas geográficas em que ele se encontra. O mesmo procedimento é realizado para todos os pontos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Georreferenciamento Imagens pelo Google Earth
  • Georreferenciamento de Imagem do Google Earth
  • Análise ambiental urbana com imagens do google earth
  • Google earth
  • Google Earth
  • Google earth
  • Georreferenciamento Google Earth
  • Conhecendo o google earth

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!