Convendendo a empresa a se tornar ágil

391 palavras 2 páginas
CONVENCENDO A SUA EMPRESA A SE TORNAR ÁGIL

Convencer uma empresa a mudar sua forma de trabalhar pode não ser uma tarefa simples de ser executada. A mudança sempre deve partir de um motivo, uma razão pela qual a adoção de um novo processo de trabalho se faz necessária.

Para isso devem ser analisados os pontos fracos e fortes da empresa, geralmente para os chefes e administradores de empresas a palavra "mudança" nem sempre é bem vinda, literalmente se existe um processo e eles estão felizes em trabalhar com ele porque convencê-los de mudar? Se não está quebrado não existe motivo para consertar correto?

Outro tipo de resistência que se ouve quando está tentando implantar algo novo nos processos é "e se não der certo?". O certo a se fazer é: Identificar as fraquezas do processo atual e explicar como a metologia ágil pode ajudar a reduzí-las ou mitigá-las.

Para convencer os gestores a trabalharem com metodologias ágeis na maioria das vezes, será necessário comparar a metodologia utilizada atualmente contra alguma metologia ágil. As metodologias ágeis oferecem vários benefícios e talvez isso seja muito útil nestas comparações.

Aqui estão alguns:
- Maior envolvimento dos stakeholders (principalmente o cliente).
- A visibilidade do projeto é melhor e transparente.
- Entregas regulares e previsíveis.
- Melhor gerenciamento de mudanças durante a execução do projeto.
- Foco na geração valor para o negócio.
- Ganho de qualidade.
- Melhor controle dos custos e riscos.

Outra forma de melhorar a aceitação do novo processo é implantá-lo de maneira gradativa.
Por exemplo:
- Começar a princípio fazendo reuniões semanais (que são altamente necessárias para as metologias ágeis) para para discutir sobre o projeto.
- Convidar o cliente a participar mais do processo ajudando na priorização de requisitos e nas estorias para os mesmos.
- Procurar fazer entregas regulares para que os stakeholders possam acompanhar o progresso e os benefícios do novo processo

Relacionados