Convívio e contaminação culturas e línguas indígenas do brasil

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
Convívio e Contaminação
Culturas e Línguas Indígenas do Brasil

Darcy Ribeiro em seus dois textos nos mostra que são vários os fatores de depopulação das tribos indígenas.
O convívio dos indígenas com os povos “civilizados” provoca não somente a sua contaminação biológica, mas também a sua contaminação cultural.
Um exemplo que ele cita de “contaminação cultural” é o parto da mulherXokleng, que antes da pacificação não sentia as dores do parto, e também da “contaminação fisiológica”, como a febre puerperal, que agora ameaça, não bastando os cuidados higiênicos antigamente desconhecidos e impossíveis.
A partir do momento que os indígenas começam a fazer parte da sociedade nacional, também começam a fazer parte dos problemas nacionais.
Quando se encontravam no isolamento, astribos indígenas brasileiras normalmente apresentavam situações de aumento populacional. Entretanto, as tribos que praticavam o infanticídio, o aborto, quando entraram em contato com os pacificadores, além de não apresentarem mais tal incremento da população, ainda sofriam uma drástica redução de suas populações.
Outras tribos, ao contrário, que desconheciam o infanticídio, puderam fazer frente comuma altíssima natalidade, à crescente queda do padrão de vida provocada pela integração na economia civilizada.
Com a depopulação da tribo, todo o sistema de relações intergrupais vai se desarticulando, assim como os arranjos matrimoniais são afetados, provocando, assim, uma maior dificuldade ou até a impossibilidade da obtenção de cônjuges.
No momento da passagem da condição de isolamentopara a condição de contato intermitente, a população indígena tende a reduzir-se. Entretanto, num segundo momento, apresentam uma tendência de refazer ao menos uma parte de seu contingente populacional, podendo até mesmo superá-lo, desde que se atenuem os principais fatores de depopulação atuantes sobre os grupos integrados.
Os principais fatores de extinção do nas primeiras etapas são osconflitos com os civilizados, e as epidemias de gripe, sarampo, coqueluche, entre outras, sobre as tribos indígenas.
Os Tupi foram mais vulneráveis às convulsões. Isso explica-se pela menor distância cultural, facilitando, assim, a comunicação, e, consequentemente, intensificando os contatos, fazendo acumularem-se as pressões dissociativas geradas em cada etapa de integração. Essas pressões são asprincipais responsáveis pelo desaparecimento do grupo indígena.
A etapa final de integração não corresponde à integração dos grupos à sociedade nacional, mas sim uma acomodação, conservando determinados atributos culturais tribais com uma participação cada vez mais crescente na vida econômica da sociedade nacional.
A intervenção do S.P.I. junto aos grupos indígenas cria condições especiais deinteração, atrasando, em muitos casos, sua sucessão natural e assegurando mais tempo e liberdade para as tribos se acomodarem à essas compulsões. Na data em que o texto foi escrito, haviam vinte grupos indígenas isolados em áreas inexploradas e treze em zonas de área extrativa. Esses últimos tentam resistir e manter sua autonomia cultural, apesar de viverem nas fronteiras da civilização.
Outro fatorque o autor destaca, é que quanto mais as tribos indígenas se integram com a civilização, mais tem chances de sobreviverem. Isso ocorre porque a partir do momento em que as tribos estão integradas, diminuem-se o número de conflitos com os civilizados.
As línguas indígenas a partir do contato com os civilizados foram se perdendo, devido a adoção das línguas dos povos que dominaram suas tribos.Esse fenômeno que deveria ser raro, é cada vez mais freqüente, isso devido a interferência cada vez maior de núcleos civilizados.
Outro ponto que ele destaca é o de que as línguas indígenas e suas culturas são consideradas como obsolências no Brasil moderno.
O rápido desenvolvimento da industrialização, deixa claro que as línguas e culturas indígenas subsistirão por poucos anos. Portanto, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Culturas e línguas indígenas do brasil
  • Línguas indígenas do brasil
  • Línguas indígenas do brasil
  • Povos e Línguas indígenas do Brasil
  • A cultura indígena no Brasil
  • Cultura indigena no brasil
  • Cultura Indígena no Brasil
  • Cultura Indigena A influência no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!