Contrutaulistas

841 palavras 4 páginas
1) Escreva na tabela abaixo as principais características do “estado de natureza” e do “Estado Civil” em Hobbes, Locke e Rousseau.

Pensador estado de natureza
Estado Civil (Governo)
Thomas Hobbes

Indivíduos vivem de forma isolada, em uma guerra constante de todos contra todos. Nesse estado reina o medo, sendo o da morte violenta o grande medo. A vida não tem garantias e a posse não tem reconhecimento, ou seja, não existe. A única lei valida nesse estado é a lei do mais forte.
Para Hobbes a intensificação das trocas econômicas e a oficialização do monopólio da cunhagem para financiar a guerra, as ideias de soberania do Estado e centralização do poder absoluto nas mãos do rei passam a ser defendidas. O rei se torna soberano e detém o poder absoluto.

Pensador estado de natureza
Estado Civil (Governo)
John Locke

Descreve como um lugar sem governo com poder sobre as pessoas, pois o homem naturalmente não deve prejudicar o outro em vida, saúde, liberdade ou posses. Cada um esta livre para fazer o que bem entende ou acha certo, sem invadir a liberdade do outro. Esse estado de natureza sem sujeição e nem subordinação, deduz a perfeita liberdade e igualdade.
Surge pelo pacto entre as pessoas, que consentem em abdicar as suas liberdades irrestritas pela submissão da lei clara e conhecida por todos, de um juiz imparcial para aplica-las. Somente dessas formas seus e bens e sua liberdade serão garantidos.
Jean-Jacques Rousseau

Indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo a partir da natureza, desconhecendo lutas, e comunicando-se a partir do gesto, grito e pelo canto. O estado do “bom selvagem” inocente termina quando surge a propriedade privada dando origem ao estado de sociedade, que corresponde ao estado de natureza de Hobbes (guerra de todos contra todos).
Para Rousseau todos seriam iguais perante a lei. Encara o Estado como objeto de um contrato no qual os indivíduos não renunciam

Relacionados