CONTRUBUIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1489 palavras 6 páginas
RHAYNARA LARYSA ALVES LEITE

CONTRUBUIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS
NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FACULDADE MONTES BELOS
SÃO LUIS DE MONTES BELOS/2013
RHAYNARA LARYSA ALVES LEITE

Trabalho realizado no 6º período do curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade Montes Belos, na disciplina de Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil, orientado pela Professora Denisa André, como requisito de nota.

FACULDADE MONTES BELOS
SÃO LUIS DE MONTES BELOS/2013
Principais teóricos e suas contribuições na Educação Infantil

João Amós Comênio

Educador e bispo protestante, pai da Didática Moderna. Entre suas idéias destacam o respeito aos estágios de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem e construção do conhecimento através de experiências, da observação e da ação, uma educação sem punição e sim do diálogo, exemplo e ambiente adequado à aprendizagem.

Elaborador do plano da escola maternal, responsabilizou aos pais responder pela educação da criança antes do sete anos de idade, afirmando “que o nível inicial de ensino era o colo da mãe e deveria ocorrer dentro dos lares” (OLIVEIRA, 2007 p. 64). Recomendava o uso de ricos materiais pedagógico e ambiente propício à educação das crianças, partindo do princípio de que é da infância que se inicia a formação e do ser humano.

Comênio afirma que “o cultivo dos sentidos e da imaginação precedia o desenvolvimento do lado racional da criança. Impressões sensoriais advindas da experiência com manuseio de objetos seriam internalizados e futuramente interpretados pela razão”. Evidenciando desse modo os propósitos de desenvolvimento do raciocino lógico e do espírito científico, que implicaria na formação do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral (OLIVEIRA, 2007, p. 64).

Defendia que, desde a infância deveria ser trabalhado tudo, de modo que a criança pudesse aprender dentro de um campo amplo de conhecimento.

É possível

Relacionados

  • senhores de engenho
    405859 palavras | 1624 páginas