Contru O Do Trabalho GCA

3076 palavras 13 páginas
CADEIA DE SUPRIMENTOS
1. INTRODUÇÃO Atualmente, com a grande disputa no mercado globalizado e o surgimento constante de novos produtos com a vida útil cada vez menor e os consumidores mais exigentes por produtos novos que venham a atender suas expectativas, as empresas são forçadas a investir em tecnologia de comunicação e transporte, concentrando seus esforços nas cadeias de suprimentos. Em uma cadeia de suprimentos, as matérias primas são adquiridas e depois manufaturadas e transportadas para depósitos e armazenados temporariamente até ser transportados para o comercio varejistas e clientes finais. “A cadeia de suprimentos esta ligada a fornecedores, produção, depósitos, distribuidores, varejistas e consumidor final”. (SIMCHI-LEVI, 2012) A cadeia de suprimentos envolve as atividades de uma empresa em vários estágios, desde o planejamento, desenvolvimento e operacional, procurando a integração de forma eficiente para garantir o processo produtivo de uma empresa.

1.1 DESENVOLVIMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS A partir dos anos 80, com o desenvolvimento, a gestão da qualidade total, o just-in-time, o kanban, entre outros possibilitaram as empresas um aumento na sua capacidade produtiva e a redução de custos operacionais, contribuindo com tudo isso para a gestão eficiente da cadeia logística. Já na década de 90, houve uma pressão nas empresas na questão de se reduzir custos, o que levou muitas empresas a terceirizar seus serviços. A partir do final da década de 90, o surgimento da internet e os modelos de negócios on-line, trouxe a cadeia de suprimentos uma nova forma de trabalhar, adotando novas estratégias que proporcionam redução de custos e um aumento no seu nível de serviços, criando, assim, canais de venda direta ao consumidor sem loja física e que possa ser acessado de qualquer lugar do mundo.
1.2 PROBLEMAS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Existe vários problemas que precisam ser resolvidos para garantir a sua eficiência. A configuração da rede de distribuição

Relacionados