Contrução hierarquia empresas

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
A queda da torre

The only constant is change, continuing change, inevitable change, that is the dominant factor in society today. No sensible decision can be made any longer without taking into account not only the world as it is, but the world as it will be - Isaac Asimov (escritor e bioquímico Russo)
Iniciei meu trabalho com uma citação do que me parece essencial no position paper que voudesenvolver sobre a Construção da Torre vertical dentro das organizações, a mudança.
A meu ver, a mudança é uma constante dentro do mundo coorporativo, que não deve ser assimilada a um problema, mas sim a uma oportunidade de aprendizado contínuo para as organizações e pessoas bem como para atender aos objetivos comuns e satisfação dos clientes. Para que isso aconteça de maneira dinâmica,acredito que é necessária uma mudança no conceito de hierarquia vertical (conceito de torre) que as empresas utilizam.
A Torre vertical organizacional divide-se em 3 partes : os profissionais que dirigem, os gerenciadores e os executores de tarefas. Há alguns anos, trabalhei em uma empresa familiar A e com essa experiência consegui enxergar claramente como a torre vertical comprometeu a dinâmica e odesenvolvimento pessoal dos colaboradores, segue um exemplo clássico vivenciado: Os executores solicitam aprovações ou mesmo uma assinatura para um formulário via online, para o seu Area Manager que estava em viagem de negócios e demora a ver a solicitação, o Area Manager, porém, não pode tomar a decisão sozinha e precisa do ok do seu Area Director, que no momento se encontra na China a qual tem umfuso horário completamente inverso, finalmente a solicitação em cerca de 3/4 dias poderá ser respondida.
Como outro grande impasse dessa Torre citada acima é a criação de uma carreira vertical baseada em tempo de empresa e cargo, permitindo o aparecimento de trabalhadores sem qualificação e contínua criação de uma elite gerencial, onde algumas pessoas por estarem situadas na zona de confortorelaxaram no trabalho e passaram todas as suas atividades para os seus subordinados.
Segundo MAXIMIANO (2004), uma importante tendência do Terceiro Milênio é administrar as organizações como conjuntos de processos interligados e não como conjuntos de departamentos independentes e eu concordo com ele pois as empresas ao meu ver possuem um objetivo claro e comum que deve ser buscado por timesinterligados e não em departamentos isolados , tornando o processo efetivo e único. Os grupos isolados possuem, a meu ver, uma tendência de competição a qual é inerente a condição humana e isso claramente prejudica os resultados comuns das companhias.
Completando os meus comentários acima, o que mais implica negativamente no meu dia-a-dia na empresa C onde trabalho hoje é a falta de espaço e culturaorganizacional para um Líder exercer com liberdade o seu trabalho, pois para a organização de alguma maneira, nesta hierarquia, esse Líder, é uma ameaça vigente a alta cúpula organizacional e de alguma maneira ele deve ser retirado do seu cargo. E ao invés do Líder passar um conceito de instituição que agrega para a empresa, passa um conceito de jogo, onde há competição e ameaças dos próprioscolegas de trabalho.
O líder, em alguns casos que vivenciei, foi substituído por um chefe que apesar da gestão participativa, empreendedorismo e noção de Recursos Humanos, não tem a percepção de um líder deve agregar equipes e preparar e desenvolver TIMES e gerar ADESÃO dentro da companhia, e não apenas lutar por um objetivo comum gerenciando um grupo, o qual apesar do objetivo comum trabalhaindividualmente e precisa de um gerente para controlar e planejar o seu trabalho, pois não foi preparado para se auto gerenciar, lembrando que, uma pessoa auto gerenciável passa por um processo de aprendizado.
A pirâmide vertical, na minha opinião, está defasada e precisa ser reformulada para o padrão horizontal, o qual possua times autônomos, especialistas multifuncionais e principalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hierarquia de uma empresa
  • Hierarquia estrutural em empresas
  • A hierarquia nas pequenas empresas
  • Cultura, status, hierarquia e comportamento de uma Empresa.
  • Gestão de progetos x hierarquia da empresa
  • Empresa Saramenha Contrução Ltda. precisa-se de engenheiros
  • contrução
  • contrucao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!