Controlo do esforço e sinais defadiga

Páginas: 3 (513 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
O exercício estimula em grande parte a circulação sanguínea e o crescimento dos tecidos nos ossos e músculos, ajuda também a aliviar a fadiga provocada pela vida sedentária e tensão nervosa. Mas osbenefícios estendem-se ainda mais.
A resistência é uma capacidade relevada pelo sistema muscular que permite realizar esforços de longa duração, resistindo à fadiga e permitindo uma rápidarecuperação depois dos esforços, evitando a perda de eficácia motora. É pela adaptação do sistema cardiopulmonar que se torna possível vencer a fadiga.
Uma vez que o esforço leva à fadiga, devem distinguir-sevariantes de dois conceitos.
Quanto ao esforço:
. Esforço absoluto  –  é um esforço que por ser muito intenso não possibilita a recuperação no seu decurso. (Um exemplo prático são as provas develocidade)
. Esforço relativo  –  é um esforço com uma intensidade moderada e por isso é possível a recuperação relativa durante a sua realização.  
Quanto à fadiga:
. Fadiga local  – é aquela que serevela somente nos músculos que foram utilizados no esforço efectuado, tomando-os incapazes de realizar eficazmente uma acção, como acontece com as cãibras.
. Fadiga geral  – esta varianterevela-se nos planos muscular e cardiopulmonar, sendo mais ou menos proporcional ao grau de intensidade do esforço realizado. Pode manifestar-se pelo aparecimento de tonturas, aceleração e arritmia dasfrequências cardíacas e respiratórias, transpiração, etc. Origina-se na incapacidade orgânica em satisfazer as necessidades energéticas ao nível muscular, quando extremamente solicitado.
Treino deresistência
É fundamental desenvolver a resistência geral para se poder atingir um bom nível na resistência específica de um desporto qualquer que ele seja. Se a resistência geral for baixa o treino nãoserá muito eficaz, pois o aparecimento precoce da fadiga impossibilitará a sua intensidade.
Para desenvolver esta capacidade convém praticar exercícios de média intensidade ou series de corridas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de controlo de esforço e sinais de fadiga
  • Os processos controlo de esforço e os sinais de fadiga ou inadaptação à exercitação praticada
  • Processo de controlo de esforço
  • Processos de controlo do esforço
  • Processos de controlo de esforço
  • Processos de controlo de esforço
  • Processos de controlo do esforço
  • processos do controlo do esforço fisico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!