Controles Internos

Páginas: 39 (9601 palavras) Publicado: 24 de julho de 2014
Unidade 1 – Controle Interno e seu Princípios
Palavras-chave: Controle Interno; Controle Administrativo; Controle Contábil.
Resumo: Nesta unidade você será levado à compreensão sobre os controles internos e sua importância para as empresas. Para iniciar a discussão, apresenta-se a conceituação de controle interno, do âmbito de visão administrativo e contábil com a abordagem dos princípiosdo Controle Interno Contábil. Um dos propósitos das discussões é compreender a importância destes controles internos para a auditoria e consequentemente para o bom desenvolvimento empresarial.
1. CONTROLE INTERNO
Olá, tudo bem? Sejam bem-vindos à disciplina de Controles Internos. Sou o professor Fábio Proença e saibam de antemão que estou muito feliz em poder estar aqui com vocês, apresentandoesta disciplina que trás um tema tão pertinente e com certeza que será de grande uso para você no seu dia a dia.
Neste início, você vai ficar mais sintonizado sobre os conceitos de controle interno e seus princípios.
 
Importância e Conceito do Controle Interno
Mais do que qualquer outro fator por si, o controle interno influencia a natureza de um exame feito por auditor interno ou por umauditor independente. O exame feito pelo auditor interno volta-se principalmente para a revisão do controle interno, a fim de determinar se as diretrizes da administração são devidamente comunicadas e obedecidas e se os relatórios que vão ter à administração são exatos, oportunos e completos, com as informações necessárias para se fundamentar as decisões da direção da empresa. Quando o auditorindependente realiza a revisão do controle interno, conforme determina a norma de auditoria, destina-se, primordialmente, a averiguar o grau de confiança que merecem as contas e as demonstrações financeiras elaboradas pelo sistema contábil, e a determinar a extensão dos outros procedimentos de auditoria a serem seguidos na realização do exame de auditoria.
O controle segundo Campiglia e Campiglia (1993,p. 11):
Pode ser visto, também, como uma maneira de garantir a continuidade da empresa, mantendo a entidade em um rumo pré-estabelecido, em uma perspectiva de gestão, deve ser entendido como o conjunto de informações e de ações cujo objetivo é manter o curso das operações dentro de um rumo desejado.
A execução da revisão do controle interno pode nos oferecer, como base para relatórios sobre aavaliação do sistema, feito pelo auditor, e para recomendações que o auditor tenha a fazer para aperfeiçoar esse mesmo sistema.
Mas, afinal o que é Controle Interno? Eles possuem alguma divisão ou classificação? Para responder a estas e outras dúvidas, vamos ler atenciosamente o texto. Combinado!?
O controle interno pode ser definido como um sistema que a empresa utiliza para sua organizaçãointerna, bem como para designar a atribuição de deveres e responsabilidades, os projetos de contas e relatórios e todas as medidas e métodos empregados, seja para proteger seus bens, ou aumentar a exatidão e a veracidade dos dados e relatórios contábeis, bem como o de outros dados importantes em termos operacionais, promovendo e avaliando a eficácia operacional de todos os aspectos das atividades daempresa, por fim comunica as diretrizes administrativas e estimula avaliação da observância delas. Pode-se comparar um sistema de controle interno de uma empresa ao sistema nervoso de uma pessoa. Abrange a organização inteira, serve de sistema de comunicação bidirecional e é projetado de maneira singular, para atender às exigências daquela empresa, especificamente. Compreende muito mais do que osistema contábil, abrangendo aspectos tais como práticas de emprego e treinamento, controle de planejamento de produção, de qualidade, política de vendas e auditoria interna.
Almeida (1996, p. 25), relata que:
O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controles internos
  • controles internos
  • Controles internos
  • CONTROLES INTERNOS
  • Controles Internos
  • controles internos
  • Controles internos
  • Controles internos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!