controle e automação

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 22 de junho de 2015
1. Considere um sistema para aquecer uma sala com aquecedores elétricos. Quais são as variáveis controladas e manipuladas?
Variável controlada é qualquer quantidade, propriedade ou condição física medida a fim de que se possa efetuar a indicação e/ou controle do processo. No nosso sistema temos como variável controlada a temperatura.
Variável manipulada é a grandeza que é operada com afinalidade de manter a variável controlada no valor desejado.  No nosso sistema temos como variável manipulada a tensão.

2.Esboce e rotule o diagrama de blocos de um processo simples sob controle de retroalimentação negativo. Identifique o setpoint, a variável medida, o erro, a variável de saída e os distúrbios.

SP- Setpoint
PV- variável medida do processo
E - Erro, diferença que existe entre a variáveldo processo e o setpoint
Variável de saída – E o sinal que volta para o setpoint para ser comparado com a entrada e diminuir o erro. O sinal negativo que volta.
Distúrbios -  É o sinal que tende a afetar de forma adversa o valor da variável de controle

3- Indicar três características importantes do controle de retroalimentaçao negativo.
• Eliminação de eventuais presenças de distúrbios (ouperturbações) agindo sobre o sistema.  
• Redução da sensibilidade do sistema à variações de parâmetros
• Melhoria na qualidade do produto (uniformidade), produtividade, segurança, diminui a ação manual.

4-Indicar as diferenças entre controle antecipado e controle de retroalimentação.

A diferença entre o controle de retroalimentação (feedback) e controle antecipativo (feedforward) está relacionada aomomento em que será medido a variável controlada durante o processo de controle.  No controle à realimentação a informação é realimentada na saída, subtraída do valor de referência, para, então, alterar a variável manipulada de entrada. Já o controle antecipativo, detecta o distúrbio assim que este ocorre no processo e realiza a alteração apropriada na variável manipulada, de modo a manter a saídaigual ao valor desejado. Dessa forma, a ação corretiva no controle antecipativo tem início assim que o distúrbio na entrada é detectado, em vez de aguardar que o mesmo se propague por todo o processo antes de a correção ser feita, como ocorre na retroalimentação.

5-Dirigir um carro (de forma razoavelmente normal) é um exemplo de controle antecipado ou controle de retroalimentação?Explique.Dirigir um carro, de forma razoavelmente normal, pode ser considerado um exemplo de controle antecipado. Pode-se fazer esta consideração, uma vez que o condutor do veículo, ao ter conhecimento do local onde está trafegando, e ter a intenção de dirigir uma carro “de forma razoavelmente normal”, desenvolve ações para que sua variável controlada (velocidade) se mantenha conforme sua variável manipulada(aceleração).
6- Explicar o funcionamento de um processo sob controle de retroalimentaçao negativo on/off.

Em um processo de controle de retroalimentação negativa on/of a variável de saída  se encontra acima do set point determinado, provocando um estímulo contrário ao estimulo do transmissor, e assim, envia um sinal ao controlador, que de acordo com o erro identificado o corrige desligando ouligando o equipamento responsável pela alteração do processo

7- Por que o controle on/off não se estabiliza sobre o ponto de ajuste desejado?
A saída de um controlador on-off é ligada ou desligada Se o nível estiver abaixo do desejado o controle liga abrindo totalmente a válvula, se o nível do tanque estiver acima do desejado, o controlador fecha totalmente a válvula. Com isso não temos umfuncionamento continuo, impossibilitando a estabilização.

8- Por que o controle on/off é frequentemente usado em aplicações de aquecimento/ resfriamento??
Pois no sistema on/of o mecanismo a ser controlado fica 100% aberto ou 0% aberto, a ação de controle liga-desliga pode assim ser considerada o mecanismo de controle mais simples e mais econômica. Com isso suas aplicações restringem-se a sistemas onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle e Automação
  • controle automaçao
  • O que e controle é automação
  • Controle e automação
  • Automaçao e Controle
  • Automação e controle
  • CONTROLE DE AUTOMAÇAO
  • automação e controle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!