Controle pressão arterial

Páginas: 3 (729 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Regulação de pressão sangüínea
A pressão alta sangüínea (hipertensão) pode ser a causa ou também o resultado da enfermidade renal. O controle da pressão arterial sangüínea também é uma função dosrins. Estes órgãos controlam as concentrações de sódio e a quantidade de líquido no corpo. Quando os rins falham e não cumprem com estas funções vitais. A pressão sangüínea pode elevar-se e podeocasionar inchaço (edema). Os rins também secretam uma substância que se chama renina. A renina estimula a produção de um hormônio que eleva a pressão sangüínea. Quando os rins não funcionam bem se produzrenina em excesso e isto pode resultam em hipertensão. A hipertensão prolongada danifica os vasos sangüíneos, causando assim falha renal.


Controle renal: os rins são responsáveis quase queinteiramente pelo controle a longa prazo da pressão arterial. Atuam por meio de dois mecanismos muito importantes para o controle da pressão arteial: um deles é o mecanismo hemodinâmico, o outro é o mecanismohormonal. O mecanismo hemodinâmico é muito simples. Quando a pressão aumenta acima do normal, a pressão excessiva nas artérias renais faz com que o rim filtre quantidades aumentadas de líquido e,portanto, que também excrete quantidades aumentadas de água e sal. A perda dessa água e desse sal diminui o volume sangüíneo, o que faz com que a pressão retorne aos valores normais. De modo inverso,quando a pressão cai abaixo do valor normal, os rins retêm água e sal até que a pressão retorne ao normal

O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar aurina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.
Este aparelho pode ser dividido emórgãos secretores - que produzem a urina - e órgãos excretores - que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo.
Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Losartana para controle da pressão arterial
  • Pop de controle de aferição de pressão arterial
  • pressao arterial
  • Pressão arterial
  • pressão arterial
  • Pressao arterial
  • pressao arterial
  • Pressão arterial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!